terça-feira, 18 de abril de 2017

Treinador do ano

Fala galera! Começaram os playoffs da NBA e junto com ele a liga começa a anunciar as premiações da temporada regular. No ano passado Steve Kerr faturou o prêmio de melhor treinador após a campanha histórica do Golden State Warriors, mas no final da temporada perdeu o título para o Cleveland Cavaliers de Lebron James.


Luke Walton e Steve Kerr com o prêmio
Pesquisando a história do prêmio de melhor técnico da temporada descobri que raras foram as vezes que o agraciado levou o time ao título da temporada. Phil Jackson, por exemplo, vencedor de 11 anéis da liga, só venceu a eleição de treinador do ano em 1996, quando os Bulls conquistaram o recorde - quebrado por Kerr ano passado - de maior número de vitórias na temporada regular (72-10).

Desde a criação do prêmio foram 54 edições e 40 vencedores diferentes. Apenas seis vezes a equipe do melhor treinador do ano foi a campeã da temporada. Isso só aconteceu em 1965, com Red Auerbach (que hoje dá nome ao troféu) e seu Boston Celtics; Red Holzman e os Knicks, em 1970; os Lakers de Bill Sharman em 72; o título citado acima para Phil Jackson em 96; e duas vezes com Gregg Popovich e seu San Antonio Spurs: 2003 e 2014.

Talvez isso torne a premiação uma das mais democráticas da NBA. Nem sempre o melhor está no melhor time, as vezes levar um time pior aos playoffs ou fazer de um time mediano, um time vencedor, pode ser considerado muito mais do que garantir ao melhor time a liderança.

Minha aposta para essa temporada é Brad Stevens e seu surpreendente Boston Celtics, que terminou a temporada regular na liderança do Leste, batendo Tyronn Lue, Lebron James e sua trupe de Cleveland.

Será que o eleito levará o anel de campeão ao final dos playoffs?
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...