segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Coração aurinegro: um dia de BVB

Dortmund respira futebol! Pra começar o dia, que tal um pão doce que leva as cores do time do cidade? Minha primeira experiência em um estádio fora do Brasil foi uma imersão na cultura local. Como amantes do esporte e viajando pela Europa, eu e meu esposo, Tiago, fizemos questão de incluir no roteiro da viagem algumas experiências esportivas, como um jogo do Borussia no Signal Iduna Park e a visita a Wimbledon.
Café da manhã no clima do jogo

Ficamos na casa de uma família alemã que já havia recebido o Tiago durante a Copa de 2006 e, desta forma, tivemos a perspectiva de um morador local em dia de jogo. A partida tinha caráter decisivo, já que a equipe aurinegra enfrentaria o RB Leipzig, vice-líder do campeonato. A vitória seria fundamental para manter viva a esperança de disputar a próxima edição da Liga dos Campeões.

O duelo estava marcado para às 18h30. Seguindo as orientações da anfitriã Nicki, saímos de casa às 16h15. Juntos, fomos de carro até a estação de trem mais próxima (Wickede West), deixamos o veículo e pegamos o trem das 16h30 até as proximidades do estádio, para onde caminhamos por mais 15 minutos. Uma revista rápida, leitura eletrônica dos ingressos e finalmente estávamos dentro do Westfalen, às 17h30. Em pouco mais de uma hora fizemos todo o percurso, da casa na periferia ao assento marcado na arquibancada.

Ainda do lado de fora
Em Dortmund, há um grande incentivo para que os torcedores utilizem o transporte público até o estádio. Se você tem ingresso para a partida, não paga o bilhete do metrô/trem. A iniciativa ajuda e reduzir os transtornos com o trânsito antes e depois dos jogos. Neste dia, por exemplo, mais de 81 mil pessoas acompanharam o duelo entre Borussia e RB Leipzig in loco. E olha que a cidade tem apenas cerca de 600 mil habitantes. Ou seja, 10% da população local estava no Signal Iduna Park, tirando os ingressos destinados aos visitantes e os “estrangeiros” que lotam a cidade em dias de jogos.

 Não é à toa que, ao pesquisar hotéis e passagens de avião para Dortmund encontramos preços altos. Antecipamos, então, a chegada para quinta-feira e tivemos a sorte de sermos acolhidos pela Nicki e sua mãe. Caso contrário, pagaríamos as hospedagens mais caras de toda nossa viagem, pelo alto número de “borusses” que vêm de outras cidades e países.

No estádio com a família que
nos recebeu em Dortmund
Os nossos ingressos custaram 45 euros cada, já que os mais baratos se esgotam de maneira muito rápida e são destinados aos sócios do clube. Ficamos no setor família. As crianças são muito bem-vindas. No hall de entrada tem totó e outras dinâmicas para entreter a galerinha, além de frutas e sucos gratuitos para dar aquela energia para a criançada durante a partida.

A Muralha Amarela é realmente quem comanda a festa, puxando os cânticos e agitando as bandeiras. Antes da partida, “You'll Never Walk Alone” cantado a plenos pulmões é de arrepiar, assim como a escalação do time, feita em uma interação entre o narrador do estádio e a torcida.

A Muralha Amarela conduz a festa
O jogo em si não foi dos melhores. Poucas jogadas individuais, muitos lances de lateral de campo e até uma média alta de faltas para a padrão local (32 no total). Este último dado pode se dever à tensão que cercou o confronto, já que o RB é visto como um estranho no ninho, por ser um clube-empresa. Existe uma certa raiva contra eles e a própria Muralha Amarela está fora do próximo duelo em casa por causa das faixas com frases agressivas e a recepção nada amistosa aos visitantes.

video

No final, 1 a 0 para o BVB, com gol de Aubameyang, e uma experiência para lembrar por toda a vida. Saímos do estádio com o coração mais preto e amarelo.

Thamara Gomes (texto, fotos e vídeo)
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

  1. Boas,

    Já está disponível a sondagem sobre o melhor ponta-de-lança da Primeira Liga e já é possível ir votar nessa sondagem. Também já está disponível a segunda ronda do concurso "Super Totobola" em https://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/

    Abraços e continuação de um excelente trabalho

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...