segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Restando oito rodadas, uma análise da Superliga Masculina de Vôlei 2016/2017

Estamos prestes a atingirmos o segundo terço da Superliga Masculina de Vôlei de 2016/2017 e é o momento em que os times começam a planejar essa reta final, quantos pontos precisa, quantas vitórias...

Líder, o Sada Cruzeiro bateu o
Caramuru Castro no último sábado
Vamos ver como está a situação do torneio até o momento, com 14 rodadas das 22 totais já concluídas e a "hora da onça beber água" se aproximando.

Sem surpresas, vemos o atual campeão mundial no topo da tabela. O Sada Cruzeiro além de estar na primeira posição, está invicto com 14 jogos disputados, e tem apenas 4 sets perdidos em 46 disputados, um set average de 10.5 ganhos para 1 perdido.
O time de Contagem perdeu sets apenas para o Minas Tênis Clube, JF Vôlei e dois para o Sesi-SP, na única oportunidade que conheceu o tie-brake até agora. A equipe da capital paulista, inclusive, tirou a invencibilidade celeste na temporada, quando bateu os mineiros na Copa Brasil de Vôlei, na semifinal.

A disputa pelo segundo lugar

Agora vamos considerar os "Mortais" na disputa de um dos maiores torneios de voleibol do mundo. Sim, a Superliga hoje pode ser considerado um dos mais bem disputados torneios do globo, até porque temos 10 medalhistas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 jogando pelos clubes, além de nomes como Rapha, Murilo, Théo, Serginho (líbero do Sada), entre outros...

A segunda posição promete ser disputada esse ano. O Sesi-SP ocupa atualmente o posto, com 34 pontos, seguido pelo Funvic Taubaté, que tem 32, e pelo Brasil Kirin, com 31 pontos. O interessante da disputa é fugir da quarta colocação, o primeiro passo de todos, pois assim se livra do Sada Cruzeiro numa eventual semifinal do torneio; o segundo passo é buscar a segunda colocação, pois isso faria que o time tivesse uma possível vantagem nas quartas e na semifinal, tendo a possibilidade de disputar 3 dos 5 jogos em casa dessas fases.

Será que o Taubaté, campeão da Copa Brasil,
conseguirá a segunda posição?

Vamos analisar os próximos três compromissos dos times. O Sesi enfrentará o Bento Isabela e Montes Claros em casa, e vai para o ABC enfrentar o São Bernado. A tabela do time de Marcos Pacheco tem o Montes Claros de adversário complicado, visto que é a surpresa da competição e já ganhou inclusive do Taubaté no Vale do Paraíba, mas mesmo assim, é provável que o time de Serginho e Murilo termine essa fase com três vitórias e a segunda posição assegurada.

O Funvic Taubaté enfrenta o Minas na capital mineira, Bento Vôlei em casa e visita Montes Claros para enfrentar o time local. Nos dois primeiros duelos, o time treinado por Cézar Douglas terá compromissos tranquilos, mas esse terceiro jogo é aquele que mostrará a real intenção do time no campeonato. Vencer o Montes Claros no norte de Minas levará o time efetivamente para a briga pela segunda posição, já uma derrota fará o time demonstrar que não pode vencer todos os adversários (com exceção do Cruzeiro).

Canoas no Sul, Minas em casa e Bento Isabela, em Bento Gonçalves (RS). Essa é tabela do Brasil Kirin, que tem os jogos mais difíceis dos três, pois o Lebes Canoas vem bem na competição e a partida acontece no ginásio do time treinado por Marcelo Fronkowiack, auxiliar técnico de Renan Dal Zotto na seleção. Minas em casa é obrigação de vitória e três pontos, e o Bento Vôlei está pleiteando uma vaga entre os oito primeiros colocados, o que pode dificultar também. Mas se o Kirin tiver três vitórias, vai ser uma tde força da equipe comandada pelo ponteiro Diogo.

Montes Claros e os outros três classificados

A situação do time do Montes Claros é tranquila. O time tem dez pontos de vantagem para o sexto colocado, o JF Vôlei, e faz seu campeonato esperando uma brecha dos times de cima, para pleitear uma vaga entre os quatro primeiros colocados. O time comandado por Marcelinho Ramos faz um excelente campeonato, com Murilo Radke e Luan no comando, e certamente disputará os play-offs do torneio.

O JF Vôlei busca a primeira classificação
para os playoffs na sua história
Já a disputa pela sexta, sétima e oitava vaga, que classifica para os playoffs, está mais que disputada. O time do JF Vôlei atualmente está em sexto, com 18 pontos, apenas três a mais do que o time do Bento Vôlei, que é o nono colocado. A equipe da Zona da Mata mineira deixou um ponto para trás contra o São Bernardo e precisará tirar pontos de seus adversários diretos, que são o Canoas e o Bento, em jogos que o time fará no Rio Grande do Sul. Joga a favor do time o já enfrentamento de Brasil Kirin e Sada Cruzeiro no returno da competição

Em sétimo está o time do Minas Tênis Clube, com os mesmos 18 pontos, mas uma vitória a menos. E para piorar a situação do time de Nery Tambeiro, os próximos jogos são contra Taubate, Brasil Kirin e Sada Cruzeiro, em missões nada fáceis para a equipe. O time belo-horizontino disputará sua classificação para os playoffs após essas partidas, pois a tendência é de três derrotas nos próximos compromissos, mas é um time que vem se acertando na competição e pode complicar.

Situação parecida com o Minas vive o Lebes Gedore Canoas, com os próximos compromissos agendados contra o Brasil Kirin e o Sada Cruzeiro, em jogos que a equipe pode até dificultar para o adversário, mas que a tendência é de derrota. Ressalta-se aqui que o jogo contra o time de Campinas, por ser na casa canoísta, pode ter surpresas, não sendo tão improvável uma inversão de tendências, mas não acredito que com três pontos, caso isso ocorra. Depois, um compromisso contra o JF Vôlei, no Sul, promete ser um jogo mais que direto pela vaga.

O nono colocado Bento Vôlei, com seu treinador Paulão, enfrentará os cinco primeiros colocados na sequência, o que desestabiliza qualquer time da Superliga. Com essa sequência difícil, fica complicado da equipe pensar em algo caso não consiga pelo menos 5 pontos nesses duelos. Pois, caso consiga menos, terá apenas três jogos na finalização dessa fase e ficará muito complicado de se pensar em algo.

Lá em baixo...

O São Bernardo está na décima posição, Copel Maringá em décimo primeiro e Caramuru Castro em último. A disputa promete ser entre o time de Maringá e o do ABC Paulista na fuga da primeira vaga do rebaixamento, ou do torneio seletivo ao final da temporada. Com dez pontos, o São Bernardo perdeu Marlon, referência da equipe, e tem um time muito jovem para a sequência do torneio, apesar do bom treinador Douglas Chiarotte.

Capitaneados pelo campeão olímpico Ricardinho,
o Maringá sofre mais uma temporada
Já o Copel Telecom Maringá tem seis pontos, apenas duas vitórias na competição e, com um bom elenco, é a decepção da temporada. Sérgio de ponteiro com Renato, Léozao de oposto... O time é qualificado, mas não acertou a mão na temporada. A expectativa era de luta pela vaga no playoff, mas o time disputará mais um ano a fuga do rebaixamento, lembrando que ano passado a equipe fora rebaixada para a segunda divisão, mas a desistência de São José e Voleisul Paquetá fizera o time do levantador RIcardinho voltar à elite.

Já o Caramuru segue completando tabela e buscando a primeira vitória, em campanha pior que a do JF Vôlei na temporada passada. Com dois pontos em 14 derrotas, o time tentará a sorte na próxima rodada contra o JF Vôlei, em casa, no sonho do primeiro triunfo na competição. Pagando pela juventude e inexperiência, o Caramuru caminha a passos largos para a disputa do torneio seletivo ao final da temporada.

Enrico Monteiro
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

3 comentários:

  1. Boas,

    Votem na sondagem sobre os melhores médios-centro da Primeira Liga em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/

    Abraços e continuação de um bom trabalho

    ResponderExcluir
  2. Boas,

    Votem na sondagem que diz respeito ao melhor extremo-direito da Primeira Liga em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/

    Abraços e continuação de um bom trabalho

    ResponderExcluir
  3. Boas,

    Participem na primeira ronda do concurso "Super Totobola" em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/

    Abraços e continuação de um bom trabalho

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...