quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Dérbi dos Imigrantes

Fala galera! O Resenha Esportiva já mostrou pra vocês a história do Clássico da Polenta, falou do Clássico Rei da Amazônia e também da rivalidade entre ABC e América de Natal. Mas será que você, leitor, já ouviu falar no Dérbi dos Imigrantes?

A história começa em 18 de maio de 1930, nesta data, no campo da Rua Cesário Ramalho, no Cambuci, em São Paulo, o Juventus da Mooca enfrentava pela primeira vez a Portuguesa de Desportos. A vitória do maior representante da colônia portuguesa por 2x1 frente ao maior representante da colônia italiana, dá início a uma saga que coloca frente a frente os descendentes dos dois países europeus, daí a alcunha de Dérbi dos Imigrantes.

De lá pra cá foram 117 partidas disputadas, a maioria com vitória lusitana, e apenas em uma oportunidade as equipes decidiram um torneio. Isso aconteceu em maio de 1940, na decisão do Torneio Relâmpago do Pacaembu, disputado no estádio homônimo. A vitória foi do Moleque Travesso por 3x0, com gols de Ferrari, Danilo e Neves.


Outro fato curioso aconteceu com os Irmãos Robles, que defenderam os clubes entre as décadas 40 e 60. Arnaldo Robles, o mais velho, iniciou a carreira no Juventus, enquanto que seu irmão famoso, José Lázaro Robles, mais conhecido como Pinga, iniciou na Portuguesa, onde é até hoje o maior artilheiro da história do clube, com 190 gols marcados. O atacante passaria ainda pelo Vasco e pela Seleção Brasileira, antes de ir para a Mooca encerrar a carreira. Já Arnaldo faria o caminho inverso, encerrando suas atividades no clube do Canindé. Por causa do apelido de José Lázaro (Pinga), Arnaldo passaria a ser chamado de Pinga II. Os dois se enfrentaram no Paulistão de 1944, com duas vitórias do Moleque Travesso, time do Pinga menos famoso. Dia 9 de Abril venceu a Lusa no Pacaembu por 2x1, e no dia 3 de Setembro bateu novamente o adversário por 3x1.

A última partida entre as equipes aconteceu na Série A2 do Paulistão de 2016 e terminou com vitória do Juventus, no Canindé, por 1x0. Em 2017 as equipes voltarão a se enfrentar pela mesma competição.

Estatísticas do Dérbi:
Jogos – 117
Gols – 380
Média – 3,25

Vitórias da Portuguesa – 63
Vitórias do Juventus – 25
Empates – 29
Gols da Portuguesa – 239
Gols do Juventus – 141

Maior vitória da Portuguesa: 7x1 em maio de 1948

Maior vitória do Juventus: 4x0 em agosto de 1965
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...