terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Estádio x Arena

Um dos fatos que chamam mais a atenção no atual momento do futebol brasileiro são as denominações dos novos palcos do esporte de "Arena". Você sabe o porquê dessa mudança? Sabe de onde surgiram os estádios e arenas?

Da reforma ou construção dos 12 palcos dos jogos da Copa do Mundo de 2014, oito tem o nome de arena, são elas: Arena Amazônia, Arena da Baixada, Arena Castelão, Arena Corinthians, Arena das Dunas, Arena Fonte Nova, Arena Pantanal e Arena Pernambuco. Por tradição, os estádios do Maracanã, Mineirão e Beira Rio mantiveram os seus nomes.

Os estádios são de origem grega. Os formatos tradicionais são com as extremidades curvas e as laterais retas, no mundo moderno o Maracanã obedece esse formato. Os esportes olímpicos eram praticados nos estádios da Grécia antiga. A arena é de Roma, historicamente contém forma circular ou oval para apresentações de teatros, músicas entre outro tipo de eventos. O que as duas tem em comum é que o ponto mais baixo da estrutura é o lugar onde ser realiza o evento.

Mas porque no Brasil decidiram mudar as denominações de estádio para arena? Temos dois motivos que podem ser principais nesse cenário atual. Um deles é o simples fato da modernização desses estádios, que agora são arenas, o famoso "padrão FIFA". Tecnologia, conforto e segurança. Faz parte de uma ação de marketing que traz mais visibilidade às arenas.

Outro motivo que já foi esclarecido pelas grandes construtoras e administradoras dessas obras gigantes é a ideias da “Arena Multiuso”. Além do futebol elas recebem outros tipos de eventos como shows, outros esportes, teatros e etc, trazendo retorno econômico.

Os outros estádios que já foram citados e que não mudaram o nome para arena, passaram pelo mesmo esquema de modernização, porém, é interessante a conservação do nome pelo motivo de manter a tradição que eles construíram no futebol (Estádio do Maracanã e do Mineirão).

Além dos estádios da Copa, outros foram construídos no Brasil com o planeamento e denominação de arena, exemplo da Arena do Grêmio.

Mário Soares
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...