terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Campeão dos Campeões

Fala galera! Um dos times mais charmosos do futebol brasileiro é o “semi-falecido” América do Rio de Janeiro. O Mecão que tem entre seus ídolos jogadores do porte de Luizinho Lemos, Edu Coimbra, Ado, Almir Pernambuquinho e Belfort Duarte, tem um título – e não estou falando do hino mais bonito do futebol brasileiro – para chamar de seu, e que remete aos áureos tempos da equipe tijucana: Campeão dos Campeões.

Corria o ano de 1982, o Brasil se preparava para disputar a Copa do Mundo da Espanha, a seleção era favorita e encantava o mundo com um futebol vistoso, ofensivo e tecnicamente perfeito. Na sede da CBF, os cartolas resolvem criar mais uma competição para o nosso tumultuado calendário, era o Torneio dos Campeões.

Para participar bastava ter sido campeão ou vice de alguma competição oficial organizada no Brasil, excluindo-se os estaduais. Com 17 equipes classificadas, a entidade resolveu convidar mais uma equipe para que tivesse um número par na disputa, o convite coube ao América, por ter sido a equipe com o maior número de participações entre todas elas. Pouco depois o Flamengo desistiu da disputa para excursionar no exterior, e o mesmo critério foi adotado. Santa Cruz e Paysandu tinham o mesmo número de participações e fizeram um jogo preliminar, realizado em Recife. O Santa venceu e garantiu-se como a 18ª equipe no torneio.

Com as equipes definidas, a CBF dividiu os participantes em dois grupos de cinco times e mais dois grupos com quatro. As equipes se enfrentaram em turno e returno dentro das próprias chaves e ao final dos jogos, a primeira colocada do turno enfrentou a primeira colocada do returno em jogo único, para definir qual time passaria às semi-finais.

América-RJ, Portuguesa, Bahia e Guarani se classificaram. Na primeira semi final o time carioca empatou em 2x2 com a Lusa, vencendo nos pênaltis por 4x3. No outro jogo deu Guarani, que bateu o Bahia fora de casa por 1x0.

Para a decisão que seria disputada em duas partidas, o Guarani, campeão brasileiro de 1987, sediaria o primeiro jogo no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O confronto terminou empatado em 1x1. No jogo de volta, disputado no Maracanã no dia 12 de junho, um dia antes da abertura da Copa do Mundo, outro empate em 1x1 levaria a decisão para o tempo extra.

Debaixo de muita chuva, aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação, Gilson Gênio marcaria o gol que eternizaria o América Football Club como o Campeão dos Campeões, mais do que isso, um campeão invicto, com 4 vitórias, 5 empates, 11 gols marcados e 7 sofridos.

Talvez naquele momento os apaixonados pelo Mecão nem soubessem que alguns anos mais tarde o clube deixaria de ser um dos grandes do cenário nacional para figurar apenas no imaginário dos torcedores mais nostálgicos.




A campanha do América

1ª fase
24/04 - Cruzeiro 1 x 1 América
01/05 - América 1 x 1 Grêmio
08/05 - Atlético-MG 0 x 1 América
16/05 - América 1 x 1 Cruzeiro
22/05 - Grêmio 0 x 0 América
29/05 - América 1 x 1 Atlético-MG

Decisão da chave
02/06 - América 1 x 0 Atlético-MG

Semi Final
06/06 - Portuguesa 2 x 2 América (3x4 nos pênaltis)

1º jogo da Final

10/06 - Guarani 1 x 1 América

Ficha Técnica da Partida Final
América 1 x 1 Guarani (1x0 na prorrogação)
Maracanã – Rio de Janeiro/RJ
Público: 11.329 pagantes
Renda: Cr$ 5.099.600,00
Trio de Arbitragem: Carlos Sérgio Rosa Martins, Olinto Preussier e Luis Carlos Tybursky (todos do Rio Grande do Sul)

Gols: Moreno (América) aos 19 do 1º tempo; Delém (Guarani) aos 17 do 2º tempo; e Gilson Gênio (América) aos 10 do 2º tempo da prorrogação
Cartão Vermelho: Darci (Guarani)

América: Gasperin, Chiquinho, Duílio, Everaldo e Zedilson (Sérgio Pinto); Pires, Gilberto e Eloy (João Luiz); Serginho, Moreno e Gilson Gênio
Técnico: Dudu

Guarani: Sidmar, Sotter, Darci, Oldair e Almeida; Éderson, Júlio César (Henrique) e Jorge Mendonça; João Luiz (Delém), Marcelo e Banana


Técnico: José Duarte
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...