terça-feira, 13 de setembro de 2016

Paracom isso

Estamos em meio aos Jogos Paralímpicos e estamos assistindo a vários paratletas disputando diversas paraprovas e ganhando muitas paramedalhas. Percebeu algo estranho nessa sentença? Pois é disso que falo hoje.

Que os Jogos Paralímpicos (que já foram chamados Paraolímpicos) estão sendo um sucesso ninguém duvida. Os brasileiros se destacando, recebendo apoio das arquibancadas, além de um ótimo clima nas arenas tem sido uma marca do Rio 2016.


Mas pra ser franco com você, não gosto muito da alcunha "paratleta". Calma, já me faço entender e começo com uma breve explicação sobre processo de formação de palavras, lá da sexta série: o "para" é um prefixo de origem grega e significa algo do tipo: "ao lado" ou "próximo". Algo semelhante à ideia de paralelo (que por sinal tem a sua origem no grego PARA ALLELOIS ou "ao lado do outro"). O mesmo raciocínio serve para uma organização paramilitar, que é uma organização militar formada por pessoas não ligadas à organização militar oficial.

Dessa forma, não me soa tão estranho se chamarmos o evento de Jogos Paralímpicos, uma vez que ocorre de forma paralela ao evento maior. Mas o nome paratleta nunca me soou de maneira simpática porque me parece colocá-los em um escalão paralelo como se fosse inferior, o que pra mim não faz muito sentido.

Prova disso foi o ouro na prova dos 1500 metros conquistado na classe T13 pelo Argelino Abdellatif Baka, cujo tempo seria suficiente para levar o caneco na disputa dos Jogos Olímpicos.

Por isso eu defendo que não são paratletas olímpicos, são atletas paralímpicos, o que pode parecer um trocadilho mas que tem sentidos completamente diferentes. Ah, antes que eu me esqueça: eles não estão disputando paramedalhas em paraprovas!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

  1. Perfeito! É disso que venho falando!! É atleta, e muito atleta! Muito mais atleta que muitos dos que disputaram os "jogos"

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...