quarta-feira, 27 de julho de 2016

Problemas do tamanho de um canguru

Não entenderam que o canguru era para resolver os problemas
Fios soltos, infiltração, sujeira... Esse foi o cartão de boas vindas que a delegação da Austrália recebeu ao chegar à Vila Olímpica. Convenhamos, a situação incômoda passou direto pelos olhos da inspeção e causou um mal estar que repercutiu internacionalmente. O resultado não poderia ter sido outro: os australianos decidiram colocar o canguru na sacola e mudar de endereço até que os problemas sejam solucionados.

Mas o ponto curioso disso tudo foi a declaração do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Ao conceder entrevista coletiva, afirmou que faria de tudo para que os australianos se sentissem em casa, inclusive colocando um canguru em frente ao alojamento, se necessário. Para nós que estamos acostumados com irreverência e brincadeiras, nada além de uma saída alegre para uma situação chata, uma tentativa de amenizar e tornar mais leve um momento mais tenso.

Não foi o que pensou uma parte da mídia internacional. Sisudos europeus e quadrados americanos não levaram na esportiva a brincadeira e criticaram a declaração de Paes. Mas o tanto que esses jornalistas chiaram parece não ter contaminado a quem tinha o maior interesse: a delegação da Austrália.

Depois de fazer críticas duras às instalações, a chefe da delegação Kitty Chiller parece que entrou no clima e percebeu que apesar dos erros cometidos, a organização não quis tapar o sol com a peneira e estava determinada a corrigir os erros. Chiller disse que quer encontrar Paes pessoalmente inclusive para trocar presentes.

No final das contas, o incidente inicial se transformou em uma situação em que vemos falhas, sim, e grotescas, mas que mostram que o brasileiro resolve seus problemas rindo deles. E parece que a Austrália já percebeu isso. Para os brasileiros: cuidado com o "jeitinho", não fica bem com as visitas.

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...