sexta-feira, 10 de junho de 2016

Top10 - Invencibilidade no futebol brasileiro

Fala galera!

Como vascaíno, mesmo na série B, estou acompanhando com entusiasmo a sequência de invencibilidade do meu time. Após a vitória por 2x0 no meio da semana contra o Joinville, já são 34 partidas oficiais sem perder. Nestes 34 jogos, temos 4 competições diferentes: Brasileirão Série A, Brasileirão Série B, Campeonato Carioca e Copa do Brasil. A equipe está a apenas 1 jogo de igualar o maior recorde de invencibilidade da história do clube, da época do "Expresso da Vitória", da década de 40. Se formos contar apenas jogos oficiais, já é a maior marca.

Curioso, fui procurar se esta marca de 34 jogos já estava perto do recorde nacional. Para a minha surpresa, não estamos nem no top10 ainda. Para atingir o ranking do top10, serão necessários mais 6 jogos de invencibilidade, para somar 40 e igualar à marca do Sport, de 1960. Levando em conta esta marca de 40 jogos, para que o time fique marcado no top10 nacional, terá que segurar a invencibilidade, pelo menos, até o final de Junho.

Posto abaixo a lista com as 10 maiores sequências de invecibilidade do futebol brasileiro, levando em conta os dados históricos contabilizados até então. Seu time está na lista?

Botafogo e Flamengo ostentam as maiores invencibilidades do futebol brasileiro, com 52 partidas na década de 70. O Glorioso foi derrotado pelo Grêmio, no Maracanã, no 53º jogo, em 1978. No ano seguinte, 1979, o Flamengo de Zico repetiu o feito. O próprio Botafogo foi o responsável por impedir que o Rubro-Negro quebrasse sua marca. O mais curioso é que o mesmo jogador - o Renato Sá - foi o responsável pela quebra de ambas invencibilidades. O grupo dos maiores invictos do país conta ainda com a Desportiva Ferroviária, do Espírito Santos, Bahia, Grêmio, duas vezes, Santa Cruz, São Paulo, Palmeiras e Sport.

A última sequência que faz parte deste ranking foi a do Bahia, em 1982, com 48 partidas, ocupando a 4ª posição histórica. Recentemente, a maior invencibilidade foi alcançada pelo Coritiba, que entre 2010 e 2011 permaneceu 48 jogos sem perder, mas contando apenas jogos do campeonato paranaense, o que não vale para o ranking.  Já são 34 anos desde essa sequência, ou seja, já são 34 anos que nenhum time brasileiro consegue chegar nem na 10ª posição, de 40 jogos. Talvez isso aconteça pelo nivelamento do futebol. Hoje em dia a zebra é muito mais comum. É difícil de se manter um time jogando muitos jogos sem lesão, sem alterações no plantel (seja por departamento médico, seja por transferências). Mega potências como Real Madrid, Barcelona e Bayern não conseguem manter o ritmo, quiçá as pobres equipes brasileiras.

Espero que este post não tenha zicado e que a sequência continue.

Até a próxima!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...