quinta-feira, 9 de junho de 2016

A Copa que já deu certo

Não vou fazer mistério para dizer que o post de hoje se trata da Copa América Centenário, que está sendo disputada nos Estados Unidos. O que a princípio me pareceu uma proposta meio maluca, tem se mostrado uma tacada de mestre em vários quesitos.

A começar pelas transmissões, que têm sido muito bem feitas, com música tema, caracteres especiais, customização de estádios... Enfim, eu diria até que temos aí um padrão Copa do Mundo. Mas em todo caso, isso não gera surpresa, já que quem organiza são os americanos, mestres nesse tipo de tarefa.

Outro ponto positivo fica por conta do público, que tem comparecido em bom número e para todas as torcidas. Muito devido ao grande número de imigrantes que povoam as terras do Tio Sam. De qualquer forma, os bons números tem se mostrado como mais um ponto positivo.

Não menos importante é a qualidade dos jogos. Não sei se os outros fatores influenciam na minha percepção, mas está parecendo que as equipes vêm tratando a gorduchinha com mais carinho que o habitual das Copas Américas. Jogos corridos, com bons lances, placares surpreendentes e disputas quentes selam o acerto que foi fazer a competição comemorativa.

No final das contas, poderia ser uma ideia refazer o torneio nesse formato, algo semelhante à Eurocopa. Sistema eliminatório com todos os países confederados e fase final disputada em um país sede. Talvez um dia tenhamos um calendário mais parecido com o europeu, que coloca a disputa continental entre as Copas do Mundo e as Eliminatórias em dois anos. Algo que me parece apropriado, já que a equipe que disputará a Copa será mais parecida com a que classificou o país.

Com todas essas considerações, penso não estar me equivocando ao dizer que a Copa América Centenário já deu certo, e muito certo!


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...