quinta-feira, 17 de março de 2016

Mudança no guarda-roupa

Espero que não amarelem
 Depois de pouco mais de 2 anos, finalmente a Nike efetuará uma alteração no uniforme da Seleção Brasileira. O ponto alto é uma mudança no short do uniforme reserva que, segundo especulações, passaria a ser amarelo em vez do tradicional branco.

Confirmada a informação, essa será a primeira alteração nas cores do uniforme desde a famosa aposentadoria da camisa branca, que ficou marcada pelo Maracanazzo e foi preterida pela CBD a partir de 1953.

"Fico bravo com cópias!!!"
A princípio me parece uma mudança estratégica, tendo em vista as determinações da Fifa sobre cores de uniforme nas partidas. Logo depois da Copa do Mundo de 2014, eu já havia levantado a bola sobre o assunto, e como a Seleção Brasileira parecia descaracterizada usando a camisa amarela com short branco. Mas isso não é privilégio nosso, outras Seleções também sofreram com essas mudanças e viram suas cores tradicionais ficarem apenas na História. Não deixe de ler esse post.

Com a nova opção de short no segundo uniforme, o Brasil teria que se apresentar totalmente de amarelo em algumas partidas, por exemplo. Visualmente, seria algo parecido com a Ucrânia ou Romênia. A outra combinação possível seria a camisa azul com o short azul. Essa combinação já não é totalmente estranha. Se puxarmos pela memória, essa foi a combinação utilizada pelo Brasil ao bater a Suécia na semifinal da Copa de 1994.

1994: Todo de azul contra a Suécia
Especulações à parte, não nos cabe a princípio julgar se a combinação dará certo ou não. Mas nos cabe analisar se os jogadores ficarão à vontade e jogarão um futebol alegre, pra frente e de resultados que nós nos acostumamos ver por tantos anos.

Mas não devemos pensar que essa mudança acontece de forma aleatória. Se analisarmos os fatos, em 1950 a camisa branca foi aposentada mas o mesmo não aconteceu com o short (também branco) utilizado naquela final. Entretanto, apesar de não ter sido aposentado, o short foi relegado a ser a combinação do segundo uniforme.

1950: Maracanazzo de branco
Semelhantemente, o uniforme da Seleção Brasileira deveria sofrer alteração após o vexame histórico de 2014 a fim de que a combinação do Minerazzo nunca mais seja possível. Dessa vez, o escolhido foi a peça inferior, que será deixada de lado e terá o seu substituto como combinação do segundo uniforme.

E você, leitor? Qual é a sua opinião sobre o assunto? Você acha que as novas cores farão diferença? Você se acostumará com a nova combinação?


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários:

  1. Prefiro o tradicional, mas me amarrei no short amarelo e vou comprar o meu.

    ResponderExcluir
  2. Achei massa o short amarelo, vai ficar bem melhor q camisa amarela e short branco

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...