segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

São Paulo rebaixado no Paulistão

Fala galera! Hoje é dia de explicar a história, de consertar erros clássicos e de abalar os zoadores de plantão. Hoje é dia de derrubar mitos do esporte, histórias que são contadas mas não são fundamentadas, e estamos aqui pra acabar com isso.

No estado de São Paulo é muito comum palmeirenses, santistas e corintianos zoando os são paulinos com o rebaixamento no Paulistão de 1990. Na ocasião o Tricolor do Morumbi foi eliminado na primeira fase, disputou a repescagem e também não se classificou, terminou na 15ª colocação. Mas afinal, o São Paulo foi rebaixado mesmo?

NÃO! É MENTIRA!

Pra início de conversa, o Paulistão de 1990, assim como o de 1989, não previa rebaixamento em seu regulamento. Era o início do "plano de expansão dos domínios" de Eduardo José Farah, que queria inchar a primeira divisão paulista para aumentar as chances de se manter no poder.

O São Paulo começou o campeonato no Grupo I que tinha Palmeiras, Corinthians, Santos, Portuguesa e Guarani, por exemplo. Se classificavam oito equipes para a próxima fase, os cinco restantes passariam à repescagem. Com a 9ª colocação, o Tricolor foi pra lá.

Raí marca o gol que selou o título em 91
São Paulo na Série A
Nessa segunda etapa apenas uma equipe se classificaria, e no grupo do São Paulo, entrou o Botafogo de Ribeirão Preto, eliminando o Soberano.

Mas por que tanta confusão se o regulamento já dizia que não haveria descenso em Parágrafo 2º?

É que no Parágrafo 1º a FPF previamente organizou o Campeonato de 91 de acordo com a classificação final de 90, com isso o São Paulo "fugiu" dos grandes times, disputando um grupo que teoricamente era mais fácil, e nadou de braçada até a decisão, quando bateu o Corinthians. Para se ter uma ideia, em 91 o Tricolor não enfrentou nem o Santos e nem a Portuguesa, dois dos grandes do estado.

E graças a essa eliminação precoce em 90 e a presença no Grupo II em 91 que muitos ainda teimam em dizer que o São Paulo Futebol Clube foi rebaixado, e o Resenha Esportiva trata de quebrar mais um mito do futebol.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...