sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O (polêmico) pênalti de Messi

Fala galera!

No último final de semana, a equipe do Barcelona entrou em campo pra dar mais um show. Jogando em seu estádio, o Camp Nou, a vítima da vez foi o Celta de Vigo, que levou uma trauletada de 6 a 1. Um placar exagerado, justamente contra a única equipe que já venceu o Barcelona sob o comando de Luis Henrique em duas ocasiões. Diante deste recente histórico, o técnico espanhol levou a campo seu time praticamente titular (apenas Rakitic não começou jogando), incluindo o badalado trio MSN.

O jogo foi muito movimentado. Além dos 7 gols, tivemos pênalti pra um lado, tivemos pênalti pro outro lado, tivemos um drible antológico de Neymar, que aplicou uma carretilha pra cima do adversário. Mas nada disso foi tão discutido, tão divulgado e nem causou tanta polêmica durante a semana quanto o lance do pênalti a favor do Barcelona.

Todos já devem ter visto, mas se tem algum desavisado por aqui, Lionel Messi se preparou para a cobrança e deu um passe de lado, "desperdiçando" sua cobrança, mas dando uma assistência para o gol que saiu de qualquer forma, pelos pés do uruguaio Luis Suárez. Esse lance já havia sido imortalizado anos atrás, em 1982, quando Johan Cruyff fez o mesmo, na vitória do Ajax sobre o Helmond Sport por 5 a 0. A única diferença é que naquela ocasião, o companheiro recebeu o passe na cobrança de pênalti e ainda teve tempo de devolver para que o holandês marcasse.

E qual o motivo deste lance do Barcelona ter gerado tanta polêmica? Muitos disseram que foi desrespeito, o que não concordo. O futebol já vem ficando chato a cada dia, cheio de mimimi's e de "pode isso, não pode aquilo". Falar que esse lance foi um desrespeito, só piora essa chatice. Foi um lance inesperado e criativo. Ponto. Houve também uma certa polêmica depois que Neymar revelou que o passe havia sido pra ele e que ele já vinha treinando este lance com Messi há alguns dias. Alguns disseram que Luis Suarez "roubou" o gol de Neymar. Cristiano Ronaldo, por exemplo, deu uma entrevista durante essa semana dizendo que sabia o motivo de Messi ter feito aquilo, deixando subentendido que o gol foi dado para que o uruguaio seja o artilheiro do Campeonato Espanhol, já que ele está disputando gol a gol com o português.

O mais interessante de tudo, foi que achei uma "leitura" em câmera lenta e com direito a vários ângulos e leituras labiais dos jogadores e comissão técnica durante todo o lance, desde o momento em que o pênalti foi cometido e assinalado até à comemoração após o gol marcado. Inclusive mostrou que Luis Suárez ficou surpreso ao ver a bola "dando sopa" do seu lado, enquanto estava correndo para pegar um possível rebote do pênalti. É bem interessante, confiram abaixo:


Se quiserem ver o vídeo com algumas traduções para o português e comentários dos apresentadores da ESPN, só clicar aqui.

Polêmicas à parte, ficamos na torcida para que o futebol volte a ser mais criativo. E menos chato.

Até a próxima!

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

  1. Participa no concurso "Cheque de 60 milhões" em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/

    Abraços e continuação de um bom trabalho

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...