quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Pratas da casa

Fala galera! Este texto escrevi para o Jornal Mais Além, da minha cidade natal, Além Paraíba, em fevereiro de 2014. E como virada de ano sempre nos trás um sentimento de nostalgia, nada mais justo que trazê-lo para cá, para falar dos dois maiores goleiros da minha região.

Vamos lá, na íntegra:

"Além Paraíba não costuma ser um grande celeiro de desportistas. A cidade é pequena e é natural que não tenhamos as mesmas oportunidades dos que moram nas capitais, por exemplo. Mas isso não foi sempre assim.

Entre as décadas de 70 e 80, dois dos maiores times do país, Flamengo e Vasco, contavam com goleiros (e titulares) alemparaibanos.

Antônio Luiz Cantareli, mais conhecido pelo sobrenome, jogou no Fla de 1973 a 1989, com uma passagem rápida pelo Náutico em 83. Atuou em mais de 500 partidas, é o goleiro que mais vezes vestiu "o manto", venceu quatro Brasileiros, uma Libertadores e o Mundial. Chegou a jogar pela Seleção Brasileira, em 1976.

Mazarópi, que na verdade se chama Geraldo Pereira de Matos Filho, ficou no Vasco entre 1974 e 1984, sendo emprestado para Coritiba, Grêmio e Náutico, também em passagens rápidas, nesse período. Depois foi para o Grêmio em definitivo, ficando em Porto Alegre de 84 a 90. Jogou ainda no Figueirense e no Guarany, da Bahia. Venceu o Brasileirão de 74 pelo time carioca, e ganhou a América e o mundo com o Grêmio. Detém o recorde de 1.816 minutos consecutivos sem sofrer gol, recorde obtido entre 1977 e 1978, totalizando quase 20 partidas completas sem ser vazado. Ele ainda conquistou a Copa do Brasil de 1989 com o clube gaúcho, a primeira da história.

Cantareli já foi também treinador de goleiros e auxiliar técnico do Flamengo. Zico costuma chama-lo de seu irmão loiro, tamanha a amizade com o Galinho, que inclusive o levou para a comissão técnica japonesa, que disputou a Copa de 2006.

Mazarópi foi ovacionado pela torcida do Grêmio durante a despedida de Danrley em 2009, quando atuou por alguns minutos no jogo festivo, mostra que é respeitado lá no Sul.

Os dois goleiros merecem nosso respeito, afinal, são pratas da casa!"

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...