terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O lado sujo do futebol

Resolvi colocar o mesmo titulo do livro que li no ultimo fim de semana, pois acabou que teve 2 cenas no fim de semana do dia 22 de novembro que remetem ao livro. O livro é da editora Planeta, trabalho em conjunto dos jornalistas Amauri Ribeiro Jr, Leandro Cipolini, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastinet. Acabei lendo em 4 dias apenas, pois a leitura é muito pertinente ao atual momento do futebol brasileiro e internacional. Os artistas principais são nada mais, nada menos, que Ricardo Teixeira e João Havelange. Vale a leitura mesmo que apenas dos primeiros capítulos. Já vai dar uma noção da lama em que futebol foi jogado.

Quando disse acima que ocorreram cenas que remetem ao livro, me referia a festa Corinthiana e Batafoguense, do titulo da Serie A e da subida para a mesma.  Não que não seja merecida, claro que é. Mas como já apontado aqui mesmo no blog, as figuras dos presidentes levantando a taça, roubando (literalmente) das mãos dos capitães. Marcando presença, fortalecendo sua imagem, Não é por acaso!!! Como dito no livro, "se você ainda não perdeu a ingenuidade" (não leia) quanto ao mundo esportivo, irá entender porque estas figuras cercam cada vez mais os "nossos" clubes.


Precisamos de menos "políticos" e menos "politica" no futebol. Se é que podemos chamar estas pessoas de políticos, de fazerem politica. Platão e Aristóteles, devem se revirar em seus túmulos ao colocarmos determinadas pessoas como políticos. Precisamos de administradores, de pessoas competentes em gerir instituições, preparadas. Chega de amadores, chega de ídolos dos campos se aventurando na administração. Não dá mais!!!

Os torcedores precisam se unir, protestar (sem violência, por favor), cobrar transparência, pois as vantagens que o futebol recebe em todas as esferas, inclusive envolvendo muito dinheiro publico, não pode ser administrados desta maneira. O futebol é um patrimônio nacional e deveria ser tratado como tal.

Nesta mesma semana, dia 27 de novembro foi lançado o livro "Politica, Propina e Futebol" do jornalista Jamil Chade. Este ainda não li, mas não é por acaso tantas publicações sobre o tema de corrupção no futebol e também do mundo esportivo. Estão chegando as Olimpíadas, não nos esqueçamos. Será mais "farra, pinga e foguete" com nosso dinheiro?


* Diego Ribas
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...