quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Ponto de corte

Fala galera! Se você é daqueles que "torce" contra a Seleção Brasileira, fica doido pro time de Dunga perder só pra poder se sentir um ser supremo (não que todos os brasileiros sejam obrigados a torcer pela seleção local), se você conta aos quatro cantos que com esse time não passaremos das Eliminatórias, tenho péssimas notícias, nós estaremos na Copa de 2018.

Desde 1996, quando a Fifa mudou o formato das Eliminatórias Sul-americanas, que passaram a ser disputadas em turno e returno com todos os times se enfrentando em grupo único, Brasil e Argentina passaram a ter uma vantagem enorme na qualificação para o Mundial. Por terem mais tradição, e claro, times mais fortes, um tropeço aqui ou outro ali não significam nada no resultado final. Antes disso, uma derrota em qualquer dos jogos poderia levar qualquer equipe à eliminação, basta lembrar o sufoco que ambos passaram em 1993.

Nas cinco vezes em que o classificatório foi disputado nesse formato, em duas ocasiões o Brasil não participou: em 96/97, por ser o atual campeão e já estar garantido na Copa da França, e em 2012/2013, por ser o país-sede da Copa de 2014. Em todas as outras vezes o grupo único contou com 10 seleções, assim como o torneio atual, que começa hoje.

A variação de pontos da última vaga direta ficou entre 25 e 30, mas vamos trabalhar com a maior hipótese, para não ter dúvidas. Fazer 30 pontos quer dizer vencer 10 de 18 partidas e ter um aproveitamento de 55%, sendo que 9 delas serão disputadas dentro do nosso país, e não tem nenhuma Alemanha pra nos atrapalhar. Não é tão difícil assim, vamos concordar...

Se formos considerar a 5ª vaga, que garante uma seleção na repescagem contra uma equipe da Oceania, o que teoricamente garante outra seleção sul-americana na Copa, o desempenho cai para a faixa entre 24 e 27, o que nos permite pelo menos uma vitória a menos.

Não é difícil, pelo contrário, é uma situação bem cômoda para seleções do porte de Argentina e Brasil. Minha aposta? Brasil se garante com 2 rodadas de antecedência e rumo ao Hexa... ou não...

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...