sábado, 17 de outubro de 2015

Chegou a hora de voltar

Fala galera! Na próxima segunda acontece a última partida válida pelas quartas de final da Série C de 2015. O tradicional ASA de Arapiraca recebe o Tupi, de Juiz de Fora. Na primeira partida disputada em Minas Gerais, o time da casa venceu por 2x0, o que lhe dá a vantagem de poder perder por até 1 gol de diferença ou até mesmo por 2, desde que faça ao menos um gol na meta adversária. Para o ASA só a vitória por 3 gols ou mais interessa. Uma vitória por 2x0 para o time alagoano leva a disputa para os pênaltis.

O time do nordeste já disputou a Série B em 7 oportunidades, a última delas em 2013, quando foi o lanterna da competição. Já o Galo Carijó, apesar de não ser muito noticiado em Juiz de Fora, já disputou a Segunda Divisão em duas oportunidades: 1987 e 1989.

Em 1987, ano do mais célebre imbróglio entre a CBF e o Clube dos 13, o Tupi integrou o Módulo Azul da Série B, terminando em 11º lugar em uma competição que teve o Americano de Campos, como campeão. Ao todo foram 8 partidas, com 4 vitórias e 4 derrotas. O time mineiro marcou 9 gols e sofreu 5.

A campanha completa foi a seguinte:

Primeira Fase
Tupi 4 x 0 Botafogo-SP
América-MG 2 x 1 Tupi
Goytacaz 0 x 1 Tupi
Tupi 2 x 0 Goytacaz
Tupi 1 x 0 América-MG
Botafogo-SP 1 x 0 Tupi

Segunda Fase
Americano 1 x 0 Tupi
Tupi 0 x 1 Americano

Com a confusão que era o futebol brasileiro naquela época, o normal seria o Tupi disputar a Série B em 1988, mas naquele ano o time disputou a Série C, retornando à Segunda Divisão em 1989 após ter sido apenas o 26º colocado da Terceira Divisão. Coisas da CBF...

Ao contrário de 1987, quando por muito pouco o Galo Carijó não faturou o título, 2 anos depois o vexame foi grande e a equipe foi eliminada logo na primeira fase com um total de 10 partidas, sendo 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas.  Tupi anotou 7 gols e tomou 11, ficando na lanterna do Grupo L da competição.

A campanha completa foi a seguinte:

Primeira Fase
Tupi 0 x 1 América-RJ
Tupi 1 x 1 União São João
Bangu 1 x 0 Tupi
Democrata SL 1 x 0 Tupi
Valeriodoce 1 x 2 Tupi
América-RJ 3 x 1 Tupi
Tupi 1 x 1 Democrata SL
Tupi 1 x 1 Bangu
União São João 1 x 0 Tupi
Tupi 0 x 1 Valeriodoce

Com essa campanha a equipe terminou a competição na 78ª colocação de um total de 96 equipes que participaram. O campeão dessa temporada foi o Bragantino, que iniciava ali a trajetória que ainda lhe daria um título paulista e um vice-campeonato da Série A. Foi essa equipe que revelou Mauro Silva para a Seleção.

A partida que define o 4º classificado para a Série B de 2016 começa às 20:30 e tem transmissão ao vivo do Esporte Interativo. Nós estamos na torcida pelo Galo Carijó, é da nossa terra, mas sem desmerecer nunca a bela campanha do ASA, um dos clubes mais tradicionais do Nordeste.

Que seja um ótimo jogo.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...