terça-feira, 27 de outubro de 2015

A tabela da NFL

Fala galera! Todo ano quando começa a temporada da NFL eu escuto de muitos amigos a seguinte pergunta: como que eles definem contra quem cada time vai jogar? Eu sempre tento explicar, mas nem sempre consigo. Então chegou a hora de registrar, oficialmente, essa fórmula.

Pra começar vale explicar que a liga conta com 32 equipes e cada uma delas disputa apenas 16 jogos na temporada regular, daí a necessidade de uma tabela onde em poucos anos todos joguem contra todos, ou perto disso.
Cada Conferência (NFC e AFC) é dividida em 4 divisões (Norte, Sul, Leste e Oeste), em cada divisão dessas temos 4 equipes e está aí o nosso ponto de partida para a confecção da tabela.

* Cada equipe enfrenta os adversários de divisão em jogos de ida e volta, totalizando 6 partidas.

* Uma partida contra cada um dos adversários de outra divisão da mesma conferência, totalizando 4 partidas, sendo que a cada ano mudam-se a disputa, por exemplo: Sul x Norte, no ano seguinte Sul x Leste, no outro Sul x Oeste. Com isso a cada 3 anos todos os times de uma mesma Conferência se enfrentam. Cada equipe joga duas partidas em casa e duas fora.

* Duas partidas contra dois adversários da mesma Conferência, mas de divisões diferentes das que já se enfrentaram. Se o duelo é Norte x Sul, a equipe do Norte enfrentará um time do Leste e outro do Oeste, totalizando 2 partidas, uma em casa e outra fora. Já temos 12 dos 16 jogos até aqui. Importante: O adversário não é escolhido aleatoriamente, se o time A terminou na 1ª colocação da Divisão Sul, ele enfrenta o 1º colocado do Leste e o 1º do Oeste, de acordo com a classificação da temporada anterior.

* Uma partida contra cada um dos adversários de outra divisão da outra conferência, totalizando 4 partidas, sendo que a cada ano mudam-se a disputa, por exemplo: Sul x Norte, no ano seguinte Sul x Leste, no outro Sul x Oeste, no outro Sul x Sul. Com isso a cada 4 anos todos os times de Conferências diferentes se enfrentam. Cada equipe joga duas partidas em casa e duas fora e assim temos os 16 jogos da temporada.

Para explicar um pouco melhor essa questão da divisão x divisão, vejam como estão programadas as próximas temporadas e já comecem a analisar os adversários do seu time do coração.

Mesma Conferência
2015: Leste x Sul, Oeste x Norte
2016: Leste x Norte, Oeste x Sul
2017: Leste x Oeste, Norte x Sul

Conferência oposta
2015: AFC Leste x NFC Leste, AFC Norte x NFC Oeste, AFC Sul x NFC Sul, AFC Oeste x NFC Norte
2016: AFC Leste x NFC Oeste, AFC Norte x NFC Leste, AFC Sul x NFC Norte, AFC Oeste x NFC Sul
2017: AFC Leste x NFC Sul, AFC Norte x NFC Norte, AFC Sul x NFC Oeste, AFC Oeste x NFC Leste
2018: AFC Leste x NFC Norte, AFC Norte x NFC Sul, AFC Sul x NFC Leste, AFC Oeste x NFC Oeste

Peguei o meu San Francisco 49ers como exemplo, vejam que a equipe terminou na 3ª colocação da divisão Oeste em 2014, e por isso enfrenta Giants e Falcons nessa temporada.


Ficou alguma dúvida ainda? Se sim, deixem nos comentários.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...