terça-feira, 29 de setembro de 2015

O Canha é nosso

Fala galera! No último dia 23 a equipe do Juiz de Fora Vôlei enfrentou o Montes Claros, pelo Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino, no Ginásio da Faefid, em Juiz de Fora. A equipe do norte de Minas venceu por 3x0, mas um atleta do time vencedor chamou a atenção dos juiz-foranos presentes no ginásio: André Nascimento.

Natural de São João de Meriti, cidade da Baixada Fluminense com cerca de 470 mil habitantes, se mudou para Juiz de Fora aos 11 anos, e foi na cidade que deu suas primeiras pancadas no vôlei. Levado por um primo para ver seus treinos, começou a pegar gosto e começou a jogar no Clube Bom Pastor, equipe de base que hoje trabalha em conjunto com o JF Vôlei na revelação de atletas.

Nos anos seguintes mostrou ter futuro e chamou a atenção das grandes equipes do país. Foi para o Suzano, em São Paulo, e retornou a Minas para defender o Minas Tênis Clube. Em 2001, aos 22 anos, passou a integrar a Seleção Brasileira adulta, atuando como oposto.

Com a amarelinha foi campeão olímpico em 2004, campeão mundial em 2002 e 2006, campeão panamericano em 2007, no Rio de Janeiro, e ainda faturou seis vezes a Liga Mundial.


O camisa 9 da seleção jogou ainda no voleibol grego (Panathinaikos), italiano (Trentino e Modena) e japonês (Suntory Sunbirds), onde acabou decidindo por "dar um tempo" no esporte e tocar seus projetos pessoais.

Em 2013 voltou às quadras acertando com o Voleisul/Paquetá, que disputava a Superliga B, e hoje defende o Montes Claros. Canha, como é carinhosamente chamado, venceu a Superliga em três ocasiões (2000, 2001 e 2002) e faturou também o campeonato grego (2004). Durante sua passagem por Juiz de Fora ele falou com exclusividade ao Resenha Esportiva e fez uma boa revelação para os fãs da cidade, confiram um resumo do bate papo e o áudio na íntegra logo abaixo:

Resenha Esportiva: O Montes Claros assumiu a liderança do Mineiro após essa partida, quais os pontos fortes dessa equipe, o que você quer destacar nesse resultado?
André Nascimento: Foi muito importante a vitória, nós viemos preparados para um jogo difícil, e isso facilitou nossas entradas na partida. A gente tava muito preparado, o que estudamos do time deles, nós colocamos em prática, isso nos deu uma tranquilidade teoricamente, mas é porque estávamos muito focados.

Resenha Esportiva: Você morou muito tempo em Juiz de Fora e essa é a primeira vez que volta aqui enfrentando o time do Projeto JF Vôlei. Qual a sensação de enfrentar o "seu time"?
André Nascimento: É um momento especial de estar voltando à cidade, principalmente a minha situação de estar voltando a jogar e principalmente aqui em Juiz de Fora, onde tudo começou, com certeza foi muito importante. Lógico que eu queria estar jogando a favor de Juiz de Fora, mas são situações profissionais, isso é normal, mas com certeza estou muito feliz de estar aqui e feliz também pelo projeto de Juiz de Fora continuar. Apesar das dificuldades o projeto ainda está se mantendo, é muito importante ter essas equipes, principalmente em Minas. Acho que Juiz de Fora tem um cenário muito legal de jogadores que estouraram no cenário mundial, acho que Juiz de Fora merece um time, e eu torço muito.

Resenha Esportiva: Desde que o projeto foi criado, existiu alguma possibilidade de você atuar pela equipe? Foi sondado alguma vez?
André Nascimento: Eu tive uma sondagem por parte do time de Juiz de Fora, pena que foi num momento particular meu não muito legal, que eu fiquei até sem jogar. Fiquei triste de não ter aproveitado essa oportunidade, mas por outro lado também, agora estou em Montes Claros voltando a jogar e quem sabe num futuro próximo, em uma outra oportunidade, eu posso retornar pra cá, estou sempre aberto a isso.

Resenha Esportiva: Você foi campeão de tudo, ficou um tempo sem jogar, e Montes Claros montou uma equipe competitiva. Qual a sua expectativa, nesse recomeço, e para o time de Montes Claros?
André Nascimento: Pra mim é muito importante voltar a jogar em alto nível e é uma equipe jovem, o pessoal tá apostando nessa equipe. Aqui tem oportunidade para todos, jovens que querem espaço no vôlei. Nosso objetivo é esse, trabalhar bastante, aproveitar essas oportunidades e surpreender em algum momento que a gente tiver a chance. É aproveitar e agarrar com unhas e dentes.

Luiz Paulo Knop

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...