terça-feira, 1 de setembro de 2015

Clássico da Polenta

Fala galera! Por sugestão do meu amigo e também blogueiro aqui do Resenha Esportiva, Luiz Felipe, resolvi reativar uma sessão que nunca foi ativada, a "Clássicos pelo Mundo". Na época que criei a ideia era jogar a história de uma rivalidade qualquer do futebol mundial, mas a falta de tempo e de inspiração me fez esquecer.

Mas já que ele sugeriu, resolvi estudar um pouco sobre algumas rivalidades e sem pestanejar escolhi a primeira da lista, o Clássico da Polenta. Quando comentei com o Felipe que faria esse texto, a primeira reação dele foi "mas que raio de clássico é esse?". Vamos lá às explicações para o Felipe e para os leitores.

O Clássico da Polenta é formado pelas equipes do Caixas (de Caxias do Sul) e do Esportivo (de Bento Gonçalves) e é um dos mais tradicionais do futebol do Rio Grande do Sul. O nome tem origem na região da Serra Gaúcha, onde ambas as cidades se localizam. A região tem entre seus habitantes muitos descendentes de italiano e uma das comidas típicas da região é justamente a polenta, daí o nome.

Ao todo foram 140 jogos disputados com 316 gols marcados, média de 2,25 por partida. A última vez que as equipes se enfrentaram foi pelo Gauchão de 2014, competição que teve entre os rebaixados o Esportivo, em uma temporada onde a equipe teve 3 pontos retirados pelo STJD em virtude de atos racistas praticados no estádio, punição que acarretou no descenso do clube de Bento Gonçalves.

Na próxima temporada a disputa provavelmente voltará a acontecer, já que o outro lado do clássico, o Caxias, foi rebaixado em 2015 e disputará a Divisão de Acesso de 2016, onde o Esportivo permanecerá.

O time de Caxias do Sul leva uma grande vantagem no número de vitórias e de gols marcados no clássico, foram 54 vitórias caxienses contra 34 bento-gonçalvense, o time grená marcou 176 gols e sofreu 140, tivemos ainda 52 empates.

Além desses números temos alguns dados interessantes que deixaremos pra vocês:

Jogos - 140
Gols - 316
Média - 2,25
Vitórias do Caxias - 54
Vitórias do Esportivo - 34
Empates - 52
Gols do Caxias - 176
Gols do Esportivo - 140

Última partida:
Esportivo 0 x 0 Caxias pela 4ª rodada do Gauchão 2014
Jogo realizado no dia 29 de janeiro de 2014 na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, com público de 498 pessoas

Esportivo: Damião; Afonso, Reginaldo, Wallison e Baroni; Agenor, Vinicius, Cássio (Fabinho) e Clayton; Ygor Souza (Rafael) e Ulisses. Técnico: Emerson Avila.

Caxias: Douglas; Bebeto, Tiago, Leo Korte e Kaoê (Dieyson); Edmilson, Alisson, Rafael Carioca e Wallacer (Baiano); Julio Madureira (Mailson) e Lucão. Técnico: Picoli.

Árbitro: Anderson Daronco

Duas partidas já foram disputadas por competições nacionais, ambas válidas pelo Grupo 16 da Série C de 2007
Caxias 1 x 2 Esportivo em Caxias
Esportivo 2 x 1 Caxias em Bento Gonçalves

Maior vitória do Caixas: 5x0 (duas vezes, uma em 1937 e outra em 1967)
Maior vitória do Esportivo: 5x1 (1936)

Por hoje é só, em breve voltamos com outro clássico.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...