terça-feira, 25 de agosto de 2015

Treino em excesso

Fala galera! Nem sei se já falei sobre isso aqui no blog, mas com certeza em roda de bate papo de amigos eu já comentei diversas vezes. No Brasil, apesar do torcedor pensar o contrário, se treina muito!!!

Quantos treinadores brasileiros foram parar na Europa e não duraram? Acham que é só pelo estilo de jogo implantado?? Eles querem treino em dois períodos, como aqui em nosso país... Felipão foi fritado no Chelsea, Luxemburgo no Real Madrid...

Há uns dias atrás vi uma entrevista com o Deco (se não estou enganado foi ele) e o ex-jogador dizia que na Europa a pré-temporada é forte, os jogadores chegam ao final dela praticamente no auge físico, graças a isso, durante o ano o treinador só se preocupa com ajustes táticos do time que vai a campo. É treino em um período só, as vezes nem treino de campo os jogadores fazem em determinado dia.

As vezes a lesão aparece no jogo, mas ela foi
fruto da(s) semana(s) de treino excessivo
Já aqui um período é garantido, muitas vezes treinamos duas vezes ao dia. Quantas e quantas vezes vocês viram jogadores do seu time fora de ação por um "desconforto muscular"?

Pois é... esse é um dos problemas que o excesso de treinos, ou o overtraining, como os especialistas chamam, pode causar. Falei com o meu amigo, tricolor chato e professor de educação física (não necessariamente nessa ordem), Paulo Victor, sobre os problemas do treinamento excessivo e ele foi bem taxativo:

- O treino em excesso pode causar cansaço, dificuldade para dormir, irritação, facilidade para contrair infecções, por conta da queda da imunidade, e claro, as lesões.

Aliado a tudo isso ainda devemos ressaltar a péssima qualidade da maioria dos centros de treinamento (quando existem) do futebol brasileiro e o calendário extremamente apertado. E como falei no início, não sei se já comentei esse assunto no blog, mas discuto essa questão há anos, aliás... achei várias matérias do início dos anos 2000 falando sobre isso, e pelo visto, nada mudou...

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...