sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Heróis não reconhecidos

Fala galera!

Há poucas semanas tivemos o Pan Americano do Canadá, em Toronto. Como ele foi apenas transmitido na TV Aberta pela Rede Record, que não tem grande notoriedade em transmissões esportivas, pouco foi falado e veiculado sobre o evento. Ainda mais que a "toda poderosa" Rede Globo não tinha os direitos de imagens, então é aí que o povo ficou ainda mais alienado. Com exceção das pessoas que realmente gostam de esportes e acompanham os canais esportivos da TV fechada, a grande maioria nem ficou sabendo da realização do evento ou de maiores detalhes.

Se já houve baixa audiência com o Pan Americano, imagine então com o Parapan Americano. Como o próprio nome já diz, é como se fossem os jogos paraolímpicos, porém das Américas. Acompanhei (não tão de perto quanto gostaria) alguns dias de disputa e o nível das provas estava realmente alto e bem competitivo. Foram 1560 atletas, participando em 15 esportes, durante uma semana de competições. Entre os 1560 atletas, o que mais se viu foram heróis. Heróis brasileiros.

Pra quem não viu e nem ficou sabendo, o Brasil foi de longe, muito longe, o grande campeão. Só em medalhas de ouro, terminamos com mais do que o dobro do 2º colocado, o Canadá. No total de medalhas, somando as de ouro, prata e bronze, ficamos com quase o dobro. Foram 28 nações participantes, incluindo países tradicionais como os EUA, o próprio Canada, Cuba, México e Argentina. Abaixo, posto o quadro de medalhas final, para vocês terem uma ideia do que estou falando:


Pela tabela, podemos perceber que o Brasil ficou com mais de 25% do total das medalhas. Em relação às de ouro, que são as que realmente "importam" para a colocação de um país no ranking final das Olimpíadas, mais de um terço veio para nosso país, um número extremamente alto.

Em um país onde historicamente não temos o costume de ter grandes patrocínios e investimento, este resultado é mais que sensacional, além de inesperado. Eu sinceramente não sei se os outros países não dão a devida atenção ao Parapan, eu sei que os brasileiros foram lá e honraram a camisa, literalmente. Infelizmente, eles não são reconhecidos como deveriam, como o que realmente são, verdadeiros heróis. Tenho certeza que todos eles têm histórias de recuperação, volta por cima, de perda de auto-estima, dificuldades e redenção. Todos tiveram que superar limites, vencer e conviver com suas deficiências para chegarem onde chegaram. Mas muito pouco sabemos, muito pouco acompanhamos. A grande maioria dos brasileiros não poderia citar 5 nomes de atletas que participaram. Talvez não seja interessante pra mídia, mas é vital pra eles.

É por isso que nós do Resenha prestamos aqui nossa homenagem a todos e a cada um dos atletas brasileiros que partiram para o Canadá no início do mês com uma missão e cumpriram com honra, dignidade e muito sucesso. Fica aqui o nosso muito obrigado, vocês são nossos heróis!

Até a próxima!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...