quinta-feira, 30 de julho de 2015

Paramos no tempo

Fala galera! No último dia 26 terminarou a XVII edição dos Jogos Panamericanos, realizado em Toronto, no Canadá. O Brasil encerrou a participação com um total de 141 medalhas, sendo 41 de ouro, 40 de prata e 60 de bronze, ficamos pela terceira edição consecutiva em 3º no quadro de medalhas.

Analisando os últimos 16 anos, ou seja, as últimas cinco edições**, é de se lamentar que nosso país pouco evoluiu, ainda mais se considerarmos que nesse intervalo de tempo tivemos uma edição realizada no Rio de Janeiro e no ano que vem termos os Jogos Olímpicos, o que teoricamente deveria "dar um up" no patamar dos nossos atletas.

Nosso crescimento em total de medalhas foi insignificante nesse período, passamos de 137 em 1999, no Pan de Winnipeg, também no Canadá, para 141 agora. O pico foi de 157 em 2007, no Rio, e em 2003 tivemos 123 medalhas, de qualquer forma uma variação muito pequena tanto pra cima quanto pra baixo.


Quando o assunto é medalhas de ouro há um crescimento interessante de 1999 a 2007, e depois voltamos a ter queda. Isso torna a análise equivocada, pois a impressão que tenho é que melhoramos onde já éramos bons e não evoluímos nos esportes que não temos tradição.

Abaixo vocês podem ver um gráfico com a evolução desses anos, nos firmamos na 3ª colocação, mas não devido ao nosso crescimento, e sim ao declínio de Cuba e Canadá, que sempre foram potências no esporte olímpico e perderam espaço nos últimos anos.


A dúvida que fica pro ano que vem é se teremos nossa melhor participação na história dos Jogos Olímpicos mesmo sem muito investimento algum no esporte amador ou se o resultado será catastrófico a ponto de cessar qualquer mínimo investimento que poderíamos ter?

O tempo vai dizer... por enquanto são só nossas previsões.

Fui!

* Luiz Paulo Knop

** 1999 - Winnipeg - Canadá
** 2003 - Santo Domingo - República Dominicana
** 2007 - Rio de Janeiro - Brasil
** 2011 - Guadalajara - México
** 2015 - Toronto - Canadá
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...