sexta-feira, 3 de abril de 2015

Uma carreira meteórica

Fala galera!

No início dessa semana, a transação do lateral direito Danilo para o Real Madrid foi oficializada, pelo valor de 31,5 milhões de euros, algo em torno de 106 milhões de reais. Diante disso, parei pra pensar e não consegui pensar em outro jogador brasileiro que teve uma carreira tão meteórica e com tantos sucessos em tão pouco tempo como profissional. Acompanhem daí!

Danilo Luiz da Silva, ou simplesmente Danilo, começou sua vida futebolística profissional pelo América-MG, onde começou a ser reconhecido pelos torcedores e imprensa. Mas, antes disso, jogou no infantil pelo Tupynambás Futebol Clube de Juiz de Fora, em 2005 e também pelo Uberabinha, em 2006. Mas foi mesmo no Coelho onde conseguiu maior destaque, já fazendo sua estréia como profissional no hexagonal final do Campeonato Mineiro de 2009 e ajudando o América a conseguir o acesso à Série B do Brasileirão de 2010 e o título da série C, ao atuar em 9 partidas como titular no Brasileirão de 2009. Já no Campeonato Mineiro de 2010, Danilo disputou 14 jogos, marcou dois gols contra o Atlético-MG, foi eleito o melhor lateral direito e revelação do campeonato e despertou o interesse do Santos.

Contratado pelo Santos, em julho de 2010, Danilo se juntou aos "meninos da Vila", atuando junto com Neymar e Ganso. Já em 2011, foi campeão paulista. Disputou sua primeira Libertadores também em 2011. Não só foi campeão, como ainda marcou um dos gols da final, contra o Peñarol. Ainda foi vice-campeão mundial, ao perder no duelo contra o Barcelona, no final do ano. Depois de todo esse sucesso em menos de um ano de Santos, foi parar no futebol português, contratado pelo Porto, um dos principais times da terra dos patrícios.

Chegou ao Porto em julho de 2011, mas só fez sua estréia de fato em janeiro de 2012. Atuou por lá em 133 ocasiões, marcando 10 tentos. A época coincidiu também com a estréia de Danilo pela Seleção Brasileira, nas categorias de base. No final de 2010, foi convocado por Ney Franco para disputar o Campeonato Sul-Americano de 2011, pela Seleção Sub-20. Não deu outra, Danilo foi novamente campeão e ainda marcou o gol na final. Que estrela, não? Pela seleção principal, sua estréia foi em Setembro de 2011, contra a Argentina, na disputa do Superclássico das Américas de 2011. Foi titular tanto no jogo de ida quanto no de volta, e não preciso nem dizer que o Brasil venceu o duelo, né? Integrou também a equipe brasileira que disputou as Olímpiadas de 2012, em Londres, e conseguiu a medalha de prata, adiando mais uma vez o sonho do ouro olímpico do Brasil.

Agora, como antecipamos no início do post, o ciclo está se completando. Porto e Real Madrid já confirmaram e Danilo será o novo lateral direito a aparecer no Santiago Bernabéu. Vai disputar a vaga da posição com Carvajal e acredito que ele convença e segure sua titularidade. Arbeloa provavelmente deixará a equipa na próxima janela de transferências. Sempre achei a lateral direita um setor problemático na defesa do Real Madrid, e talvez Danilo seja a solução dos problemas por lá.

Quem diria... Em pouco mais de 5 anos, o franzino lateral que despontava no América já passou por um grande time brasileiro, um grande time europeu e agora faz parte de um dos maiores times da atualidade e da história. Gols importantes e a conquista de título recheiam ainda mais essa história de sucesso. É mais um brasileiro humilde e batalhador, conseguindo seu lugar ao sol. Que a passagem dele pela Espanha dê certo, e que sua carreira meteórica continue meteórica.

Até a próxima!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...