sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Vai e vem do mercado: escolha quem você quer pro seu time

Fala galera!

Todo final de ano é a mesma história. Os campeonatos vão acabando aos poucos e a nostalgia já começa. Nas primeiras semanas de dezembro, o Campeonato Brasileiro termina e o futebol brasileiro entra de férias, oficialmente. Mas só dentro dos campos. Fora deles, é só o começo. É a vez dos dirigentes, empresários e clubes entrarem em campo, na procura por bons jogadores já pensando em toda a temporada do ano seguinte. É a vez de analisar as barganhas, analisar os empréstimos e as possíveis contratações.

A grande maioria dos clubes não termina o ano satisfeita e é bem comum vermos uma "barca" saindo de todos os times, com a lista dos jogadores que não estão mais dentro dos planos para o ano seguinte. São raros os torcedores que estão 100% satisfeitos com seus times. Este ano, talvez, só os cruzeirenses. Alguns outros como os são paulinos e os atleticanos também podem estar, mas tenho certeza que todo mundo sente uma fragilidade ou precariedade em algum setor do seu time.

Pois bem, se tem uma coisa que não entra na minha cabeça, é como os dirigentes e diretores de futebol são incompetentes. E repetem, ano a ano os mesmos erros. É comum vermos medalhões que já deveriam ter aposentado voltando aos clubes, como Carlos Alberto. Tem também os garotos problemas, que todos sabemos que irão criar polêmicas, só não sabemos quando. É o caso, por exemplo, de Jóbson e Bernardo. E temos as apostas que só os diretores e dirigentes acreditam, mas que todos sabem, no fundo, que estão fadadas ao fracasso.

Diante do grande problema financeiro que todos os clubes do país vivem hoje, dei uma pesquisada em bons nomes que surgiram neste último Brasileirão. Listei apenas jogadores competentes, promissores, que fizeram uma boa temporada e que não devem (nem podem) ter preços exorbitantes. Dá pra montar, tranquilamente, um time muito competitivo apenas com eles. E digo mais: se formos somar a folha salarial do time inteiro, no final das contas, deve ficar abaixo do que jogadores como Fred, Conca, Marcelo Moreno e Guerrero recebem.

Vou listar abaixo jogadores que teriam espaço em muitos setores da maioria dos times da série A.

  • Goleiros: Renan (Goiás), Tiago Volpi (Figueirense), Vanderlei (Coritiba) e Danilo (Chapecoense)
  • Zagueiros: Tiago (Atlético MG), Jemerson (Atlético MG), Jackson (Goiás) e Manoel (Cruzeiro, mas que vem sendo reserva)
  • Laterais: Galhardo (Bahia), Anderson Pico (Flamengo), Cicinho (Santos), Douglas Santos (Atlético MG), Esquerdinha (Goiás), Claudio Wink (Inter), Patric (Sport) e Rodrigo Biro (Chapecoense)
  • Meio-campistas: Dodô (Atlético MG), Daniel (Botafogo) e Bruno Silva (Chapecoense)
  • Atacante: Leandro (Chapecoense), Marcelo (Atlético PR), Erik (Goiás) e Lucca (Criciúma)
Pra vocês verem, tem jogadores revelações (como Erik e Dodô), tem jogadores bons mas que estão na reserva (como o Manoel do Cruzeiro), jogadores que se destacaram em seus times (como os do Goiás e da Chapecoense) e até jogador de time rebaixado, como é o caso do atacante Lucca, do Criciúma.

Tem pra todo gosto. Com certeza dá pra montar um time que dá liga, investindo pouco (ou menos do que os clubes estão acostumados, trocando seis por meia dúzia).

Aí o dirigente do seu time vai lá e contrata o Carlos Alberto por 400 mil ao mês, vai entender...

Até a próxima!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...