terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Super Técnico

Fala galera! No final da década de 90, mais especificamente em 1999, estreava na TV Bandeirantes uma mesa redonda que prometia revolucionar o formato até então conhecido, com apresentação e mediação de Milton Neves, entrava no ar nas noites de domingo o Super Técnico.

Até então as mesas redondas contavam com ex-jogadores e jogadores, as vezes alguns treinadores, mas um programa exclusivo para os "professores" era inédito na história da TV brasileira. Por iniciativa do jornalista e empresário J.Hawilla, dono da Traffic e parceiro da Band na época, o programa foi formatado e entregue para Milton apresentar.

Com um cachê de2 mil reais para cada um dos treinadores (já tivemos alguns registros indicando que o pagamento na verdade era de 2 mil dólares) por participação, o programa chamou a atenção dos participantes e dos telespectadores, rendendo recordes de audiência.

A atração consolidou a carreira do apresentador, mas abriu portas ou renovou as possibilidades de alguns dos treinadores também. Como Milton Neves costuma dizer "o programa levou Leão e Felipão para a Seleção e deu mais cinco anos de carreira para o Zagallo".

O apresentador de Muzambinho recorda que um dos grandes problemas daquele formato era que tinha que lidar com o ego dos treinadores e com o lobby que faziam em busca de melhores empregos. Bastava um treinador balançar para que os participantes deixassem sua carteira de trabalho à disposição para o cargo.

Por mais que hoje eu não curta os programas apresentados pelo mineiro "rei do merchan", admito que nos anos da atração, entre 99 e 2001, acompanhei seguidamente os debates e seria muito interessante que o formato voltasse a ser transmitido. Acredito que os treinadores são as pessoas mais capacitadas para fazer a análise das partidas, alguns dos jogadores que são convidados para esse tipo de programa nada agregam ao telespectador, usam respostas prontas, normalmente orientados por assessores de imprensa.

Na atual fase do jornalismo esportivo brasileiro, renovar os formatos, mesmo que essa renovação seja trazendo algo que já existiu e teve sucesso, pode surtir efeito.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...