terça-feira, 11 de novembro de 2014

Confusão Brasileira no Futebol

Fala galera! As competições nacionais vão chegando ao final, faltam poucas rodadas para o fim do Brasileirão e chegamos à decisão da Copa do Brasil, também estamos nas semifinais da Copa Sulamericana, onde o São Paulo busca seu segundo título e uma vaga na Libertadores.

E é justamente as 5 vagas na Libertadores de 2015 que estão gerando mais polêmica nos últimos dias.

Primeiro vamos explicar como funciona. O Brasil tem ao todo 5 vagas garantidas na competição, o campeão da Copa do Brasil se garante direto na fase de grupos, assim como os três primeiros colocados do Brasileirão, já o 4º colocado no Campeonato Brasileiro entra na chamada pré-Libertadores, ou seja, uma fase preliminar da competição. Então essa é a classificação padrão.

Porém, com a presença de São Paulo, Cruzeiro e Atlético Mineiro nas decisões das Copas, o famoso G4 pode virar G3 ou até mesmo G5, dependendo do que acontecer. E aí que a CBF começa a se complicar. Matéria publicada pelo site UOL ontem, segunda-feira, dá conta de que o Atlético Mineiro já estaria garantido na competição continental caso o Cruzeiro conquiste o Brasileirão, já que o Galo herdaria a vaga da Copa do Brasil automaticamente.

Acontece que nunca funcionou assim o regulamento... Em 2003, por exemplo, o Cruzeiro venceu tanto o Brasileirão quanto a Copa do Brasil, feito inédito em nosso país, e abriu uma próxima vaga pelo Brasileiro, e não para o vice da Copa, que na ocasião também foi o Flamengo. Outra situação parecida aconteceu ano passado, quando o mesmo Flamengo disputou a final com o Atlético Paranaense. Hora alguma se cogitou a hipótese do Flamengo herdar a vaga caso o Furacão conseguisse a mesma pelo Brasileirão.

Minha opinião é que o regulamento não deverá ser alterado em cima da hora, não acredito nisso, e com base nos fatos históricos passo pra vocês quais as situações que poderão acontecer para a definição dessa vaga.

Caso o São Paulo seja campeão da Copa Sulamericana
O campeão da Copa do Brasil está classificado e os 3 melhores colocados do Brasileirão excluindo o campeão da Copa do Brasil e o São Paulo estão na Libertadores (ou na pré). Por exemplo: Hoje temos Cruzeiro em primeiro e São Paulo em segundo. Se o Cruzeiro papar a Copa do Brasil e o São Paulo a Sulamericana, iriam pra Libertadores o 3º, o 4º e o 5º do Brasileirão. Caso o campeão da Copa do Brasil seja o Atlético, pela situação de momento, iriam 1º, 3º e 5º do Brasileirão.

Caso o São Paulo não vença a Copa Sulamericana
O campeão da Copa do Brasil está classificado e os 4 melhores colocados do Brasileirão excluindo o campeão da Copa do Brasil está na Libertadores (ou na pré). Por exemplo: Hoje temos Cruzeiro em primeiro. Se o Cruzeiro papar a Copa do Brasil, iriam pra Libertadores o 2º, 3º, o 4º e o 5º do Brasileirão. Caso o campeão da Copa do Brasil seja o Atlético, pela situação de momento, iriam 1º, 2º, 3º e 5º do Brasileirão.

Ainda surge uma outra situação caso a CBF mude a definição das vagas. E se o Atlético se garantir também pelo Brasileirão? Santos e Flamengo disputariam a vaga da Copa do Brasil? Provavelmente não...

Acho que não tem muito segredo, se fugir desse padrão a CBF caminha para mais um ano de polêmicas na reta final do Brasileirão. Espero que com essa explicação eu tenha "dado uma luz" para os leitores e que não mudem a regra do jogo com ele praticamente concluído.

Mas quando se trata de CBF, tudo é possível...

Fui
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...