quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Artilheiro decisivo

Fala galera! Hoje trago mais uma curiosidade pra vocês aqui no Resenha Esportiva. Já mostramos as seleções que garantiram presença em Copas de maneira consecutiva, mostramos todas que já participaram de Copa do Mundo, e dessa vez vamos falar dos artilheiros.

Em 2014 o alemão Miroslav Klose quebrou o recorde de gols marcados na história das Copas, que pertencia ao brasileiro Ronaldo. Klose marcou 16 gols ao todo, superando os 15 do camisa 9 brasileiro que havia superado Gerd Müller, outro alemão, na Copa de 2006, disputada na própria Alemanha.

Essa estatística todo mundo conhece. Também não é difícil descobrir os artilheiros de cada uma das edições e verificar que Just Fontaine, da França, marcou 13 gols na Copa de 1958, se tornando o jogador com mais gols em uma única edição de Mundial, um recorde que dificilmente será batido.

Mas e os artilheiros das finais? Qual jogador marcou mais vezes em decisão de Copa do Mundo?

Cheguei à conclusão que 4 jogadores marcaram 3 gols em finais até os dias atuais, entre eles estão Geoff Hurst (Inglaterra), Pelé (Brasil), Zidane (França) e Vavá (Brasil). Hurst marcou seus 3 gols na decisão de 66 quando o time da terra da Rainha venceu a Alemanha. Vavá marcou em 58 e 62, Pelé em 58 e 70, o jogador com mais espaço entre o primeiro gol marcado e o último, e Zidane fez 2 em 98 contra o Brasil e marcou de pênalti, o gol da França em 2006, contra a Itália.
Vavá, Hurst, Pelé e Zidane, os mais decisivos

De todos eles, apenas Hurst jogou somente uma decisão.

Com 2 gols marcados temos Paul Breitner, lateral esquerdo e volante da Alemanha Ocidental, que fez gol em 1974 e 1982. Colaussi e Piola fizeram 2 gols cada no bicampeonato italiano de 1938, Rahn ajudou os germânicos na famosa virada contra a Hungria em 1954, e pra encerrar Ronaldo, que fuzilou Oliver Kahn em 2002.

Mais 47 jogadores tiveram o privilégio de fazer gol em final de Copa do Mundo, cada um com um tento, e a lista se encerra com o alemão Götze, que fez o gol do título aqui no Brasil, em 2014, diminuindo a diferença para os brasileiros tanto no número de títulos quanto no número de gols marcados em decisão.

Até hoje a seleção canarinho marcou 15 gols em decisões de Copa do Mundo, a Alemanha vem a seguir com 12, a Itália tem 11, a Argentina 7 e o Uruguai marcou 6. Vale frisar que considerei a partida entre Brasil x Uruguai como a decisão da Copa de 1950, mesmo sabendo que naquela ocasião não tivemos uma final propriamente dita, e sim um quadrangular que reservou, por coincidência, essa partida para a rodada final.

Por hoje é isso, em breve voltamos com mais curiosidades no Resenha Esportiva.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...