segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Alan Shearer: força, liderança e gol

Fala galera! No último fim de semana pude acompanhar um especial que a Fox Sports mostrou com Alan Shearer, um dos grades artilheiros do futebol nos últimos 30 anos. Nascido em Newcastle, o matador começou a carreira nas divisões de base do Southampton, onde se tornou profissional em 1988.

Contratado pelo Blackburn em 1992, fez história ao levar os Rovers ao título da Premier League na temporada 94/95, quebrando um tabu de 81 anos sem levantar o troféu do Campeonato Inglês. O Blackburn entrou na última rodada precisando vencer para garantir a conquista, mas perdeu por 2x1, com Shearer marcando seu 34º gol em 42 partidas, se tornando artilheiro isolado da temporada, 9 gols à frente de Robbie Fowler, do Liverpool.

Porém, seu adversário direto na luta pelo título, o Manchester United, não conseguiu vencer o West Ham, deixando o troféu no Ewood Park.


As 4 camisas de sua carreira:
Southampton, Blackburn, Newcastle e English Team
Com a fama de goleador e líder, Shearer chamou a atenção de muitos clubes da Europa e na temporada seguinte ao título se tornou o até então jogador mais caro da história, sendo vendido pela bagatela de 15 milhões de libras para o Newcastle, clube de sua cidade natal.

Por lá ficou até encerrar a carreira em 2006 e mesmo sem conquistar nenhum título se transformou em um dos maiores jogadores da história do clube, marcando um total de 206 gols em 404 partidas, o maior artilheiro do Newcastle.

Pela seleção inglesa foram 30 gols em 63 jogos e teve a 9 em suas costas por muitos anos.

Foi artilheiro da Premier League por três temporadas seguidas. Além de 94/95, conquistou a honraria em 95/96 e 96/97. Faturou a artilharia da Euro 96, quando a Inglaterra foi eliminada pela Alemanha nos pênaltis, durante a semifinal. Levou a bola de bronze como terceiro melhor jogador do mundo em 1996, perdendo apenas para Ronaldo e Weah.

É até hoje o maior artilheiro da história da Premier League, com 260 gols. Entre os jogadores em atividade quem chega mais perto é Wayne Rooney, que tem mais de 80 gols de diferença de Shearer.

Marcou um total de 409 gols em 796 partida, com média de 0,51 por jogo, uma ótima média.

Disputou as Eurocopas de 92, 96 e 2000, e a Copa do Mundo de 98, quando o English Team foi eliminado pela Argentina nas oitavas de final. É considerado um dos 100 maiores jogadores dos 100 primeiros anos de história da Fifa.

Shearer hoje comenta alguns jogos na tv e participa de organizações filantrópicas na Inglaterra.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...