terça-feira, 21 de outubro de 2014

O São Paulo e a Copa do Brasil

Fala galera! Outro dia brincava com um amigo torcedor do São Paulo sobre a história do clube do Morumbi na Copa do Brasil. Na ocasião ele disse que a falta de títulos do tricolor na competição se devia à excessiva participação do clube na Libertadores, já que por muitos anos os times que disputavam a competição internacional não disputavam a copa local.

Mas será que isso é uma justificativa plausível? Vamos aos fatos e tirem suas conclusões.

Até hoje foram 26 edições da Copa do Brasil, incluíndo 2014, e entre 2001 e 2012 as equipes que jogaram a Libertadores não participavam da competição, ou seja, por 12 anos.

Vamos começar com esses 12 anos então...

Como a fórmula impedia que os times disputassem os dois torneios, o São Paulo ficou de fora de 7 edições da competição, assim como o Santos. Os dois foram os recordistas de participação na Libertadores entre 2001 e 2012. Nesse meio tempo o São Paulo faturou uma Libertadores e foi vice em outra oportunidade. Também chegou duas semifinais. Na Copa do Brasil foi semifinalista em duas edições.

O Santos teve campanha idêntica na Libertadores, mas na Copa do Brasil foi melhor, faturando o título em 2010.

Com os números em dia, vamos ao histórico total da competição. Os clubes que mais edições disputaram até hoje foram Atlético Mineiro e Vitória, que ficaram de fora em apenas uma oportunidade. Nenhum dos dois chegou ao título até então. Na sequencia temos Bahia, Remo e Vasco, e só o time carioca faturou a competição, em 2011.
Bragantino despacha o São Paulo em 2014

Goiás com 22 e Botafogo com 21 seguem a lista, também sem títulos. Junto ao alvinegro vem o Grêmio, com 21 participações e 4 títulos, o recordista ao lado do Cruzeiro. Com 20 participações aparecem Fluminense, Inter, Coritiba, Santa Cruz e Sport. Logo depois vem o Corínthians com 19 e o Cruzeiro com 18.

Mas e o São Paulo?

No início apenas o campeão e vice do Paulistão disputavam a Copa do Brasil, assim como em boa parte dos estados, não existia classificação por ranking nacional. Com algumas campanhas ruins dentro do estado, o Soberano disputou 14 das 26 edições, ficando de fora em 12 oportunidades (já mostramos que 7 delas em virtude da Libertadores).

Nessas 14 oportunidades a equipe foi vice-campeã em 2000, quando foi derrotada pelo Cruzeiro. Nas edições de 2002 e 2012 a equipe foi derrotada nas semifinais. Em 2014 o time do Morumbi não está entre os 4 classificados para as finais, ou seja, mais uma temporada sem títulos.

Será que em 2015 essa história vai mudar? Ou será que os são-paulinos não estão nem aí pra essa seca na Copa do Brasil?

Agora é com vocês!

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...