quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Copa Bandeirantes 1994

Fala galera! Até 2003, com a criação do Estatuto do Torcedor, era muito comum que a fórmula das competições variassem de um ano para o outro, também era frequente a criação de várias competições paralelas, na maioria das vezes estaduais. Um dessas competições aconteceu no ano de 1994 em São Paulo, foi a Copa Bandeirantes.

Realizada pela Federação Paulista de Futebol, o torneio aconteceu entre o dia 18 de julho e 11 de agosto e contou com a participação das equipes melhores classificadas nas três divisões do Paulistão 94. As equipes foram divididas em 2 grupos de 4 equipes, classificando para a final o melhor de cada chave. Na primeira fase cada time jogou contra as equipes do mesmo grupo em partidas de ida e volta, totalizando 6 confrontos.

Os grupos foram divididos da seguinte forma:

Grupo A
Timão campeão da Copa Bandeirantes

São Paulo - 2º no Paulistão
Corínthians - 3º no Paulistão
Novorizontino - 6º no Paulistão
Araçatuba - 1º na Segunda Divisão

Grupo B
Palmeiras - 1º no Paulistão
Santos - 4º no Paulistão
América de São José do Rio Preto - 5º no Paulistão
Nacional - 1º na Terceira Divisão

Ao final das 6 rodadas a classificação ficou da seguinte forma:
* Lembrando que na época a vitória ainda valia 2 pontos

Grupo A
1º - Corínthians - 10 pontos
2º - Novorizontino - 8 pontos
3º - São Paulo - 3 pontos
4º - Araçatuba - 3 pontos

Grupo B
1º - Santos - 9 pontos
2º - América - 7 pontos
3º - Palmeiras - 5 pontos
4º - Nacional - 3 pontos

Com isso as equipes de Santos e Corínthians se classificaram para as finais, que seriam disputadas em jogos de ida e volta, porém com as duas partidas sendo jogadas no Morumbi.

No primeiro jogo uma chuva de gols! Com gols de Marcelinho Carioca, Wilson Mano, Marques, Zé Elias e dois de Viola, o Corínthians meteu 6 no Santos, que ainda descontou com dois de Cerezo e um de Marcelinho Paraíba. No jogo da volta o empate por 1x1, gols de Demétrius para o Santos e Gralak, de falta, para o Timão, fez com que a única edição da Copa Bandeirantes fosse para o Parque São Jorge.


De quebra o Corínthians faturou uma vaga para a Copa do Brasil de 1995, competição que ele viria a conquistar pela primeira vez.

Iniciativas como essa não contam com mais espaço no calendário, a solução seriam os Torneios de Verão, como já falamos por aqui, mas falta vontade aos dirigentes do nosso futebol...

Qualquer dia voltamos com mais torneios relâmpagos!

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

  1. Olá, Luiz! Queira ou não, o futebol, era bem mais romântico... Lembra da Copa Dener? Que homenageou o saudoso craque? Foi realizada também em 1994. O rápido torneio reuniu Atlético, Cruzeiro, Botafogo, Vasco, Portuguesa e Santos que sagrou-se campeão ao vencer o nosso Atlético por 4x2. Convido-lhe a ler este artigo: http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/2014/10/o-menino-e-bola.html

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...