segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Bagunça à Mineira

Fala galera! No último sábado aconteceu a decisão do Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino, vencido pela quinta vez consecutiva pelo Sada/Cruzeiro, um dos principais times do país. Na final o time de Contagem bateu o Minas por 3 sets a 0 em apenas 1h18 de partida.

O Campeonato Mineiro contou com apenas quatro equipes, além dos dois finalistas, UFJF, de Juiz de Fora, e Montes Claros. Na primeira fase as quatro equipes se enfrentaram em turno e returno, classificando as quatro (!!!) para as semifinais.

UFJF x Sada no 1º turno do Mineiro 2014
Pelo regulamento as semifinais e finais aconteceriam no ginásio do melhor classificado na fase inicial, no caso dessa temporada, em Contagem, casa do Cruzeiro. As partidas estavam marcadas para os dias 18 (semifinais) e 19 (final) de outubro, e todos os jogos decisivos teriam a transmissão da TV Alterosa, afiliada mineira do SBT.

Tudo certinho, times se preparando, excursões, amistosos... tudo de acordo... até que na quarta-feira, dia 15, a TV Alterosa entrou em contato com a Federação Mineira de Vôlei informando que não mais transmitiria as partidas, para decepção dos torcedores.

Só que o problema não parava por aí... devido a este fato, a FMV resolveu antecipar as partidas, transferindo as semifinais para sexta, dia 17, e a final para sábado, dia 18. Para o Cruzeiro e o Minas, menos mal, estão perto do Ginásio, mas para os clubes do interior, que teriam que viajar, que transtorno!!!

A UFJF fez uma reclamação formal à FMV, disse que só foi comunicada da mudança na quarta depois das 22 horas. Isso fez com que o time tivesse que alterar completamente e bruscamente o cronograma de treinamentos e viagens.

Rodrigo recebe prêmio de melhor da partida na Argentina
Diante disso me lembrei da conversa que tive com Rodrigo, levantador do time de Juiz de Fora e que na temporada passada defendeu o São Bernardo, de São Paulo. Após o jogo contra a UPCN, tetracampeã argentina, entre outras perguntas - que falaremos e um post futuro - lhe questionei sobre a diferença de competitividade entre o Campeonato Mineiro e o Paulista, se os times paulistas entravam mais preparados na Superliga. A resposta foi bem simples e objetiva:

"O Campeonato Paulista é maior, tem mais equipes, e com isso eles começam a treinar antes. Eles ganham ritmo de jogo mais rápido que a gente, mas acredito que com trabalho como o que estamos fazendo aqui em Juiz de Fora essa diferença não chega a ser grande na Superliga. Compensamos com muito treinamento e vários amistosos, como esses contra os times argentinos."

E aí eu te pergunto... se os times mineiros fazem o possível para recuperar o tempo perdido nessa fase pré-Superliga com treinamentos e amistosos, uma antecipação de partida como essa, ainda mais em cima da hora, pode ou não prejudicar o planejamento?

Na minha visão a alteração é prejudicial, e muito, mesmo que por um dia apenas!


Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...