terça-feira, 7 de outubro de 2014

A maior goleada do futebol

Fala galera! Já pararam pra se perguntar qual a maior goleada da história do futebol mundial? Eu já contava com algumas informações sobre o assunto, mas resolvi pesquisar um pouco mais e achei duas respostas para a pergunta, uma oficial e outra não oficial.

Vamos começar com a que vale, a que a Fifa considera.

Eliminatórias para a Copa de 2002, a Austrália buscava voltar ao Mundial depois de 28 anos. Na primeira fase das eliminatórias da Oceania as 10 seleções eram divididas em dois grupos de 5 equipes. A Austrália liderou o grupo que contava com Fiji, Tonga, Samoa e Samoa Americana, essa última, o saco de pancada do grupo.

O grupo estava em sua terceira rodada, a seleção dos cangurus receberia a Samoa Americana em Coffs Harbour. Até então os australianos haviam vencido sua única partida por 22x0, contra Tonga, e os samoanos haviam perdido seus dois jogos: 13x0 pra Fiji e 8x0 pra Samoa.

Tudo indicava uma nova goleada, mas não da forma como aconteceu...

Aos 10 minutos Boutsianis abriu o placar para os Socceroos. Ainda no primeiro tempo mais 15 gols aconteceram, deixando o placar parcial em 16x0. Veio o segundo tempo e a sensação de 16 vira e 32 termina aumentava...

O mesmo Boutsianis marcou aos 5 do segundo tempo o seu segundo gol na partida. Aí vieram mais 14, fechando o placar em 31x0 para a Seleção Australiana. Archie Tompson se tornou o recordista de gols em uma única partida na história, marcando 13 tentos. Con Boutsianis (3), David Zdrilic (8), Aurelio Vidmar (2), Tony Popovic (2), Simon Colosimo (2) e Fausto de Amicis completaram o placar.

No final dessa fase a Austrália terminou com 4 vitórias em 4 jogos, marcando 66 gols e não sofrendo nenhum. Do outro lado do grupo a Samoa Americana perdeu as 4 partidas que disputou, não marcou gols mas sofreu 57.

Essa é a história reconhecida oficialmente.



Só que em 2002 aconteceu uma outra partida que quebrou esse recorde. Pelo campeonato de Madagascar, o AS Adema bateu o Stade Olympique de L´Emyrne por 149x0. Isso mesmo!! 149 gols em uma partida! Média de quase 2 gols por minuto.

Impossível né? Mas não foi...

Revoltado com os erros de arbitragem, o treinador do Olympique mandou que seus jogadores colocassem a bola para dentro do próprio gol, como forma de protesto. O placar não foi reconhecido pela Fifa, e o treinador ficou a ver navios com sua marca negativa.

Por hoje é isso galera... em breve voltamos com mais curiosidades do esporte!

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...