terça-feira, 2 de setembro de 2014

Torneio de Toulon

Fala galera! Desde 1967 é disputado o Torneio Internacional de Toulon, realizado na cidade homônima francesa e que reúne muitas das melhores seleções de base do mundo. Craques consagrados como Cristiano Ronaldo, Zidane, Passarella, Stoichkov, Henry, Riquelme e Hugo Sanchez já disputaram o torneio.

As partidas do torneio são realizadas com dois tempos de 40 minutos e de uns anos pra cá a fórmula de disputa diz que dez seleções disputarão o torneio divididas em duas chaves com cinco equipes. As equipes se enfrentam dentro do próprio grupo e a campeã de cada uma das chaves disputa a final do torneio, as segundas colocadas disputam o terceiro lugar.

Com sua primeira edição realizada somente com clubes e vencida pelo Anderlecht, da Bélgica, o torneio entrou em pausa até 1974, quando adotou o formato atual, com seleções. De 74 a 2014 foram realizadas 41 edições, sem que nenhum ano ficasse sem sua edição.

O Brasil é o atual bicampeão do torneio. Venceu a edição de 2013 ao bater a Colômbia na decisão por 1x0, gol de Vinícius Araújo, ex-Cruzeiro e atualmente no Standard de Liège, da Bélgica. O atacante foi o artilheiro da competição, que teve como destaque Yuri Mamute, jogador do Grêmio que está emprestado ao Botafogo. A equipe brasileira contava ainda com Anderson Talisca, Rafinha Alcântara, Matheus Biteco, Dória e Ademílson.
Seleção que bateu a França na final em 2014

Já os garotos que bateram a França no último dia 1º de junho por 5x2 eram um pouco mais experientes. Mesmo com o limite de idade a seleção contava com atletas já rodados como Lucas Piazón e Marquinhos. Destaque também para Thalles, do Vasco, Rodrigo Caio, do São Paulo, o melhor do torneio, e Lucas Silva, do Cruzeiro. O time também contava com remanescentes do título anterior como Dória e Ademilson.

A França é a maior vencedora da história, com 11 conquistas, seguida de perto pelo Brasil, com 8. Desde 2007, quando contava com Gameiro e Rémy, que os franceses não levantam a taça. Na ocasião o Brasil não participou do torneio.

Vencer o Torneio de Toulon não é garantia de sucesso, mas com a importância que o futebol dá a esse título, não custa nada garantir uma medalha lá na França.

Conheçam agora os outros campeões:

4 títulos
Inglaterra

3 títulos
Portugal
Colômbia

2 títulos
Bulgária
Argentina
Hungria

1 título
Itália
Chile
Iugoslávia
União Soviética
Polônia
Costa do Marfim
México
Anderlecht (Bélgica)
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...