sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Floyd "Money" Mayweather

Fala galera!

De vez em quando, falamos de boxe aqui no Resenha. Um dos posts de grande acesso, por exemplo, foi o da Luta do Século, entre George Foreman e Muhammad Ali. Falamos também de personalidades e grandes lutadores da nobre arte, como foi o caso quando falamos da hegemonia de Manny Pacquiao. Pois bem, seria uma injustiça se não falássemos aqui no Resenha, que trata dos mais variados esportes, em todas as suas esferas, de um dos maiores lutadores de boxe de todos os tempos, ainda em ação na atualidade, Floyd Mayweather.

Pra começar, como já listamos no ano passado, Floyd é o atleta mais bem pago do mundo, deixando pra trás astros da NBA, NFL e do futebol. É daí, inclusive, que vem seu carinhoso apelido "Money". O norte-americano, de 37 anos, foi campeão do mundo 8 vezes, da categoria super pena a médio-ligeiro, e atualmente ostenta os cinturões nos meios-médios e médios-ligeiros.

Será que podemos considerá-lo como o melhor boxeador da história? Difícil dizer. Para qualquer pessoa que tenha mais que 50 anos, a resposta será "não". Surgirão nomes como Muhammad Ali, Sugar Ray, Rocky Marciano. Para os mais novos, talvez os nomes de Mike Tyson ou até mesmo Evander Holyfield venham à tona. O fato é que não podemos simplesmente ignorar o cartel de Mayweather, com 47 lutas e 47 vitórias, sendo 26 por nocaute. O único boxeador que conseguiu encerrar a carreira invicto, com 49 vitórias em 49 lutas, foi exatamente Rocky Marciano, que inclusive merece uma homenagem feita pelo Resenha (quando lembrar, eu faço). Seu recorde nunca foi superado até então.

É verdade que nem todas as lutas de Mayweather são emocionantes. Por ser o atual campeão e por estar invicto durante toda a sua carreira, ele não faz mais questão de partir para o nocaute. Foi assim, por exemplo, em sua última luta, contra o argentino Marcos Maidana, há cerca de duas semanas. Ele sabe que basta fazer uma luta equilibrada e cadenciada, que os juízes garantirão sua vitória. Por isso, ele chega a ser muito questionado por fazer algumas lutas sem graças e sem emoções. Mas não importa, no final é ele quem está levantando (e mantendo) o cinturão por mais alguns meses. Seu contrato garante mais 3 lutas. Após os embates, possivelmente será anunciada sua aposentadoria. Caso ele consiga vencer estas 3 lutas restantes, chegará ao impressionante cartel de 50 vitórias em 50 lutas, ultrapassando Marciano (embora com menos nocautes).

Para alguns, ele é o melhor da história (pelo menos, em termos estatísticos). Para outros, ele não chega aos pés dos grandes boxeadores do passado. O certo é que seu nome estará eternizado na história do boxe mundial. Se tudo der certo nos seus últimos meses (talvez anos) de carreira, Floyd Mayweather será sinônimo de recorde e de invencibilidade.

Até a próxima!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...