sábado, 27 de setembro de 2014

Fifi Wild Cup

Fala galera! Vocês não estão com problema de vista, nem eu escrevi errado, o título do post está certo, vamos falar da Fifi Wild Cup 2006. Mas que "raio" de torneio é esse?

Um pouco antes da Copa do Mundo de 2006 a Fifi - Federação Internacional de Futebol Independente - aproveitou a empolgação alemã como sede do evento e organizou sua primeira, e até hoje única competição entre seleções. A federação que conta com as nações não filiadas à Fifa promoveu na cidade de St. Pauli, Alemanha, a competição que contou com seis participantes.

O regulamento era simples: Dois grupos de três equipes jogando entre si, com os dois primeiros de cada se classificando para a semi-final, que foi disputada em sistema de cruzamento olímpico. Os perdedores fizeram o terceiro lugar, os vencedores fizeram a final.
Os campeões de 2006


No Grupo A tivemos República de St. Pauli (equipe local que foi criada apenas para a disputa do torneio), Tibete e Gibraltar (que se filiou à Uefa recentemente como já pudemos contar aqui no Resenha Esportiva). O Grupo B foi composto pelas seleções da Groenlândia, República Turca de Chipre do Norte e Zanzibar.

A competição começou dia 29/05 e terminou dia 03/06, torneio de tiro curto.

Os resultados do Grupo A foram os seguintes:
29/05 - St. Pauli 1 x 1 Gibraltar
30/05 - St. Pauli 7 x 0 Tibete
31/05 - Tibete 0 x 5 Gibraltar

Pelo Grupo B tivemos:
29/05 - Chipre do Norte 1 x 0 Groenlândia
30/05 - Chipre do Norte 3 x 1 Zanzibar
31/05 - Groenlândia 2 x 4 Zanzibar

Com os resultados tivemos St. Pauli e Gibraltar se classificando na primeira chave, e Chipre do Norte avançando com Zanzibar, pela chave B.

Nas semi-finais a equipe local perdeu para Zanzibar por 2x1. Enquanto que no outro jogo o Chipre do Norte eliminou Gibraltar com a vitória por 2x0. Ambas as partidas aconteceram no dia 1º de junho. A disputa do terceiro lugar abriu os festejos do dia 3 de junho, como preliminar da grande final. Gibraltar passou pelo St. Pauli com uma vitória por 2x1 e garantiu o bronze.

Chegou a hora da grande final, as duas equipe classificadas no Grupo B decidiriam o título. A República Turca de Chipre do Norte, localizada ao norte do território cipriota. Teve sua independência conquistada em 1983, mas apenas a Turquia a reconhece como país, nenhum outro membro da ONU reconhece.

A grande decisão
Do outro lado do campo estava Zanzibar. Um conjunto de duas ilhas pertencentes à Tanzânia, república do leste africano. Foi em Zanzibar que nasceu Freddie Mercury, famoso vocalista da banda Queen, falecido em 1991.

A partida terminou 0x0, o único placar em branco da competição, e nos pênaltis a vitória por 4x1 deu ao Chipre do Norte o título da competição.

Para 2010 havia a promessa de uma segunda edição do evento, a sede já estava até escolhida, seria na Groenlândia, mas o torneio não aconteceu.

Em breve voltaremos com mais dessas histórias do esporte que poucos conhecem, mas que valem como registro interessante. Nossa idéia é servir como base para pesquisas futuras, espero que o objetivo seja atingido.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...