quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Com que roupa eu vou?

Brasil x Colômbia na Copa
Exemplo da palidez brasileira
Uma das marcas mais fortes de uma Seleção Nacional sem dúvida alguma é o seu uniforme. Historicamente, esse é o ponto que serve como cartão de visitas em qualquer parte do mundo. O Brasil, por exemplo, ostenta a alcunha de Seleção Canarinho devido à lendária camisa amarela, que é complementada pelo calção azul e meias brancas. E nós sabemos que o seu segundo uniforme é composto pela camisa azul, calção branco e meias azuis.

Brasil x Colômbia no amistoso
Cores mais tradicionais
E por aí vai. Da Laranja Mecânica da Holanda até os Bleus da França, passando até pela Seleccion Vino Tinto da Venezuela, são .essas cores que acompanham as equipes e se tornam sinônimo de paixão nacional. São com essas cores que os aficionados se pintam e as crianças se vestem para jogar inspiradas pelos seus craques.

A então tricampeã também sofreu
Mas ao que parece, a Fifa não gostou muito das combinações clássicas no último Mundial. Vimos um Brasil desfigurado não apenas taticamente, mas também visualmente, quando a combinação camisa amarela, short branco e meias brancas fez parecer uma equipe pálida diante dos adversários em 4 dos 7 jogos. Inclusive na partida de Quartas-de-Final diante da Colômbia, que, aliás, também foi refém da combinação fora do padrão histórico. A prova de que a desfiguração não agradou pôde ser vista no amistoso dessa semana, quando essas equipes entraram em campo da forma como o mundo acostumou a ver. Brasil com seu primeiro uniforme e Colômbia com o uniforme número 2, abrindo a exceção apenas nos meiões.

Argentina: Decime que se siente
sin tu colores
Mas essas mudanças não foram exclusivas dessas duas equipes. Os finalistas Alemanha e Argentina, por exemplo, também sofreram ao longo da competição e deixaram vesgos aqueles queriam a oportunidade de ver nos gramados o desfile de uniformes que tanto marcaram o futebol mundial.

Sinceramente, espero que não seja um desvio permanente, eu sempre gostei dos uniformes que estão nos vídeos e fotos de todas as coletâneas de Copas do Mundo, consagradas por Pelé, Beckenbauer, Maradona, Platini, entre outros tantos nomes que ralaram muito para consagrar aquelas cores. E sem crise de identidade!


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...