terça-feira, 9 de setembro de 2014

Baile de debutantes

Fala galera! Ontem tivemos o desfecho do último Grand Slam do ano, o US Open, disputado no complexo de Flushing Meadows, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Para a final eram esperados jogadores do porte de Roger Federer, Novak Djokovic, Stanislas Wawrinka e até mesmo Andy Murray, que não fez uma boa temporada devido às lesões, mas a surpresa tomou conta dessas quadras e dois estreantes em decisão de Grand Slam aprontaram pra cima dos favoritos: Kei Nishikori e Marin Cilic.

O japonês se tornou o primeiro asiático da história a disputar uma final de Grand Slam, e com isso aparece na 8ª colocação do ranking, o primeiro japonês a entrar no top 10 até hoje.

Do outro lado um croata que não vencia um título desde fevereiro quando faturou o ATP 250 de Delray Beach, também nos Estados Unidos.

Nishikori eliminou Raonic, Wawrinka e Djokovic na sequencia, três tenistas que estão entre os 10 do ranking, ao todo foram 14 sets disputados nessas três partidas, jogos demorados e cansativos, somando quase 12 horas de tênis. Cilic teve um caminho um pouco mais fácil, e até quando pintou a dificuldade, contra Berdych e Federer nas quartas e na semi, ele fez o favor de acabar com o problema de maneira rápida, cravando 3x0 nos dois.

As chances eram iguais, o momento físico diferente, e isso pesou durante a partida.

Cilic dominou as ações da partida, estava mais inteiro, e no baile de debutantes do US Open ele ficou com o título, venceu com um triplo 6-3 e assumiu a 9ª colocação no ranking, se tornando o segundo croata da história a vencer um torneio de tal importância, o outro é Goran Ivanicevic, seu treinador, que venceu Wimbledon em 2001.


A final também marcou a primeira vez desde que Rafael Nadal, então número 5 do mundo, bateu Mariano Puerta (Arg) na final de Roland Garros de 2005, que os dois jogadores estreavam em decisão de Grand Slam. Em se tratando de US Open, o feito não acontecia desde 97, quando Patrick Rafter bateu Greg Rusedski.

Essa também é apenas a 11ª vez nos últimos 30 anos que quatro tenistas diferentes ganham os quatro Grand Slams do ano.

Os tenistas ainda disputam mais seis semanas antes do ATP Finals de Londres, e os dois finalistas de ontem estão bem na briga pela classificação para o torneio que já conta com a presença de Novak Djokovic, Roger Federer e Rafael Nadal.

Por hoje é isso, parabéns a Marin Cilic e também a Kei Nishikori.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...