sábado, 13 de setembro de 2014

A outra final

Fala galera! Vocês se lembram qual foi a final da Copa do Mundo de 2002 disputada no Estádio de Yokohama, no Japão, no dia 30 de junho? Lembram né? Ronaldo marcou dois gols e o Brasil despachou a Alemanha pra casa sem o troféu... Fomos penta!

Mas sabiam que nesse mesmo dia, pela manhã, uma outra final estava acontecendo na capital do Butão, Thimphu, cidade de aproximadamente 79 mil habitantes?

Pois é... essa história é verídica e vamos contar pra vocês!

Johan Kramer, um cineasta holandês, ao ver sua seleção eliminada ainda nas eliminatórias da Copa disputada no Japão e a na Coréia - sim, poucos se lembram, mas a Holanda não foi para a Copa de 2002 - decidiu organizar uma partida entre as duas piores seleções do mundo.

A capa, os capitães, o campo e a taça - resumindo: a festa!
De posse do ranking da Fifa descobriu que entre as 203 federações filiadas ao órgão máximo do futebol, as seleções do Butão e de Montserrat ocupavam respectivamente a 202ª e 203ª colocações.

Pronto, os times estavam escolhidos, o local também, a data e a hora idem, faltava uma autorização da Fifa e o posterior convencimento das federações, já que há uma distância geográfica e cultural enorme entre os dois países.

Butão é um país asiático que fica entre a Índia e a China, na costa do himalaia, com a religião budista predominante. Montserrat uma ilha caribenha colonizada por ingleses no século século XVII e famosa por seus vulcões.

Como o país asiático estava à frente no ranking, foi proposta a partida por lá. Os caribenhos levaram "só" 6 dias para chegar ao Reino de Butão - o país é uma monarquia constitucional - e após a viagem alguns jogadores se sentiram mal, já que saíram do nível do mar para uma altitude de mais de 2 mil metros.

A partida terminou 4x0 para a seleção da casa, gols de Dorji (3) e Chhetri, e a saga para a organização do jogo virou um documentário cujo nome é "The Other Final" (A Outra Final, em português).

Hoje Butão ocupa a posição de número 208 no ranking, empatado com San Marino, os lanternas. Já Montserrat evoluiu, já ocupa a 165ª posição e pode ser que avance um pouco mais nas próximas eliminatórias.

Segue a primeira parte do documentário (infelizmente todo em inglês). Caso queiram ver as partes restantes (um total de 8 se não me engano) procurem no YouTube por "The Other Final Documentary".




Valeu!

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...