quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Dunga e os 22 anões

Fala galera! Ontem tivemos a primeira convocação da "Nova Era Dunga", e como em 2006, quando assumiu pela primeira vez o comando da equipe, o treinador dá mostras de que pretende recomeçar o trabalho que teoricamente terminou depois do Mundial de 2014.

Foram 22 convocados, 10 disputaram a Copa - em 2006 eram 8 na primeira convocação - e voltam ao grupo. Dos outros 12 que estarão nos Estados Unidos em setembro, 3 foram convocados pela primeira vez - em 2006 foram 6 - e dos outros 9 a maioria não fazia parte das convocações de Felipão. Podemos dizer que nesse primeiro ato temos um percentual de 50% de renovação, o que é um bom número.

Vamos analisar posição por posição:

Goleiros: Jéfferson (Botafogo) e Rafael (Napoli)
Ambos com qualidade e condições para jogar em 2018. Neto, da Fiorentina, é a terceira opção nessa posição para futuras convocações.

Laterais: Maicon (Roma), Danilo (Porto), Filipe Luís (Chelsea) e Alex Sandro (Porto)
Dois garotos (os jogadores do Porto) e dois veteranos. Dificilmente Maicon estará na Copa, mas eu não negaria sua ajuda nessa fase de transição. Ponto pra Dunga. Depois que Danilo se firmar pode ser que Rafael, do Manchester, apareça nessa relação no lugar do lateral de 2010 e 2014. Filipe Luís é uma incógnita a todo momento e em qualquer situação.

Zagueiros: David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG), Gil (Corínthians) e Miranda (Atlético de Madrid)
Todos tem idade pra disputar a Copa de 2018, mas duvido que Miranda e Gil sejam nomes na convocação até lá. Thiago Silva deve voltar ao time quando se recuperar de lesão muscular. Jovens zagueiros devem ficar de olho, temos pelo menos mais uma vaga para as próximas convocações, e nem falei de Dedé ainda.

Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Ramires (Chelsea), Fernandinho (Manchester City) e Elias (Corínthians)
A questão está na convocação de Elias que fez ótima temporada em 2013 mas ficou o primeiro semestre todo sem jogar. Dos outros três acredito que Fernandinho vá perder espaço com o tempo. Rômulo (ex-Vasco) e Lucas Leiva são boas opções para o setor.
Éverton Ribeiro veste a amarelinha pela primeira vez

Meias: Oscar (Chelsea), William (Chelsea), Éverton Ribeiro (Cruzeiro) e Phillipe Coutinho (Liverpool)
Seria esse o setor unânime da convocação? Creio que sim... Difícil questionar qualquer um dos quatro, ou até mesmo apontar um substituto. Jogadores jovens e que tem tudo se firmarem nos próximos quatro anos.

Atacantes: Neymar (Barcelona), Hulk (Zenit), Diego Tardelli (Atlético-MG) e Ricardo Goulart (Cruzeiro)
Nenhuma seleção que for convocada agradará os brasileiros. Todas as vezes que um treinador se sentar e anunciar a lista vai ter gente pedindo mudança, e a minha está nesse setor. Neymar e Hulk podem continuar, Ricardo Goulart vale a pena testar (acho que vai dar certo), mas Diego Tardelli? Um jogador que beira os 30 anos e sem experiência com a amarelinha serviria pra que nesse momento? Não pode auxiliar na transição porque não sabe como isso funciona e também não é um nome com muitas chances pra 2018. Aqui foi a bola fora de Dunga a meu ver.

Os amistosos acontecem nos dias 5, em Miami, e 9, em Nova Jérsei, de setembro contra Colômbia e Equador, respectivamente. As partidas serão transmitidas pelo Sportv e pela Globo e começam às 22 horas, horário de Brasília.

O que acharam dessa primeira convocação?

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários:

  1. Poxa! Tardeli bola fora? Você não deve está morando aqui, no Brasil, ou não acompanha NADA do Atlético. No entanto, lá no "fundo", a sensação é que, de fato, não houve tantas mudanças, o que se tem por enquanto é apenas satisfação.www.euvistoacamisadogalo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como disse lá no texto, Tardelli tem 29 anos, vai chegar na próxima Copa com 33. Ele não é um jogador de transição para os mais jovens, por não ter experiência na Seleção, e nem seria o jovem que o time precisa.

      Para o Galo ele é ótimo, mas não sei qual seria a função dele nessa seleção... acredito que temos outros jovens que poderia fazer esse papel para o futuro.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...