sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Catalunha FC

Fala galera! Nos últimos dias voltou à tona a possibilidade da Catalunha se separar definitivamente da Espanha, se tornando um país independente. Em novembro desse ano um plebiscito pode definir tal situação. E o que isso tem com o esporte? Tudo!

Esqueçam a questão política... vamos falar só do esporte!

O efeito mais bombástico da separação, de cara, seria a possibilidade do fim da rivalidade Barcelona x Real Madrid dentro da Liga Espanhola. Barcelona, teoricamente, seria a capital da Catalunha, e óbvio que seus clubes de futebol passariam a disputar o campeonato catalão.

Além do Barcelona, a Liga poderia perder o Espanyol, o Girona e o Sabadell, que amargam as divisões inferiores. Mas além dos clubes, teríamos uma baixa importante na seleção espanhola, já que jogadores nascidos na Catalunha poderiam defender a nova seleção nacional, que inclusive já disputou algumas partidas não-oficiais. Inclusive já tivemos quatro amistosos entre Brasil e Catalunha, com duas vitórias brasileiras, um empate e uma derrota, tendo em 2004 o último confronto, vitória brasileira por 5x2.
Seleção da Catalunha posa durante
amistoso contra Cabo Verde em 2013

Piqué, Xavi, Capdevilla, Alba, Busquets, Bartra, Fábregas, Tello, Valdez e Bojan não defenderiam mais a Fúria, dividindo a força da campeã mundial de 2010.

E o que pensar da seleção espanhola de basquete sem os irmãos Pau e Marc Gasol? Pois é... os dois principais jogadores da equipe nasceram em Barcelona e migrariam pra lá... Marc Márquez, o piloto que domina a Moto GP nessa temporada, também levantaria a bandeira catalã no pódio...

Politicamente pode ser bom, a população pode decidir por essa mudança, mas esportivamente falando seria uma divisão de forças absurda!

Vamos aguardar!

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...