quinta-feira, 10 de julho de 2014

Estou ficando enjoado

Fala galera! Galerinha do Facebook e do WhatsApp deve ter sido bombardeado nas últimas horas com uma mensagem informando uma suposta falcatrua para beneficiar determinada seleção na Copa do Mundo de 2014. No final do texto assinava uma pessoa de nome Gunther Schweitzer, suposto funcionário da Central Globo de Jornalismo.

Pra quem ainda não ligou o texto ao fato, ele começava mais ou menos assim: "Talvez isso explique a razão do jogador 'fulano' (nome de algum jogador, não importa qual) ter declarado a seguinte frase: 'Se as pessoas soubessem o que aconteceu na Copa do Mundo, ficariam enjoadas'."
Essa cena me deixa enjoado até hoje

Pois bem... Gunther Schweitzer realmente existe, mas nunca trabalhou na Globo e tampouco foi o autor do e-mail. Entramos em contato com ele para tirar a história a limpo e o professor de educação física que mora em Mogi das Cruzes (sim, ele não é da CGJ) nos passou inclusive o link de uma entrevista que concedeu a Emanuel Colombari, do site Terra.

No início do século XXI, o então funcionário do PPCP da Volkswagen Caminhões recebeu as informações a respeito de uma suposta armação envolvendo a Copa de 1998. Por considerar a possibilidade de realmente ter existido tal falcatrua, resolveu compartilhar.

O que ele não esperava é que daí em diante o seu e-mail seria transformado em uma teoria da conspiração permanente, válida para todas as Copas, todas as Seleções, todos os jogadores. E que seu nome continuaria assinando tal e-mail, agora como funcionário da Rede Globo.

O personal trainer leva com bom humor ao ser questionado: Resolveram dar um up no meu status. Estou querendo receber os salários da Rede Globo desde 2002 e nada.

Várias teorias da conspiração já foram criadas em torno de Copas do Mundo, e Gunther é bem taxativo ao afirmar que acredita que possa haver algo de verdadeiro: É só analisar a coisa politicamente. Os países em crise sempre recebem um “incentivo” motivacional para vivermos no “pão e circo”.

Piqué ficou enjoado depois da Copa
Aqui no Resenha Esportiva já tentei derrubar algumas dessas teorias, entendo que não seja algo tão fácil de acontecer como muitos dizem, mas de todas as Copas que assisti, essa de agora bateu o recorde.

Só em 2014 já recebi o mesmo texto de Gunther com o jogador Piqué, da Espanha, Pirlo, da Itália, e os atletas David Luiz, Thiago Silva, Maxwell e Paulinho, todos do Brasil. E aguardo ansiosamente a chegada de um com os nomes de Neuer ou por Mascherano. Além disso teve o suposto jornalista (será que ele merece esse status?) Jorge Kajuru dizendo que tinha ouvido de Felipão que a Copa estava comprada e que o Brasil conquistaria o hexa.

O resumo disso tudo é que cada vez que recebo uma mensagem com esse texto ou com alguma teoria conspiratória (são muitas envolvendo a Nike e a Adidas, inclusive), eu fico enjoado...

Por hoje é só!

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...