sábado, 12 de julho de 2014

Curiosidades e misticismo rondam a disputa de 3º lugar

Fala galera!

Chegou a hora da disputa do 3º lugar da Copa do Mundo, entre Brasil e Holanda. Muita polêmica foi gerada nessa semana, quando o técnico holândes Louis van Gaal disse que a disputa pelo 3º lugar em uma Copa do Mundo é desnecessária e deveria ser abolida. Segundo ele, os times que perdem as semi-finais deveriam voltar logo pra casa, pois apenas o caneco de campeão está sendo disputado e não quem será a 3ª melhor seleção do mundo. Particularmente (e historicamente) eu discordo dele e acho sim que deve sempre haver essa disputa "de bronze".

Muita coisa pode acontecer numa partida onde o terceiro lugar está sendo disputado. E muita coisa não teria acontecido se não fosse por esse jogo. É o que trazemos abaixo, como curiosidade:

  • A regulamentação desta partida pela terceira colocação data de 1934, na Copa do Mundo realizada na Itália. A partida foi entre Alemanha e Áustria. Foi nesta partida onde ocorreu o 5º gol mais rápido da história das copas, aos 24 segundos do primeiro tempo, marcado pelo alemão Ernest Lehner. Na ocasião, os alemães venceram por 3 a 2.
  • Esta será a 4ª vez que a Seleção Brasileira disputará a 3ª colocação na história das copas. Em 1938, venceu a Suécia por 4 a 2. Em 1978, foi a vez de vencer a Itália por 2 a 1. O único revés aconteceu em 1974, quando o Brasil perdeu para a Polônia por 1 a 0.
  • Já a Holanda, vai apenas para sua 2ª disputada terceiro lugar. Sua única partida até então foi na copa de 1998, na França. Na ocasião, a Croácia levou a melhor e venceu por 2 a 1. Espero que o 100% de fracasso da Laranja Mecânica nessas disputas continue.
  • Falamos que o 5º gol mais rápido da Copa saiu numa disputa de terceiro lugar. E o gol mais rápido? Também! Foi "recente", em 2002, quando o turco Hakan Sukur marcou aos 11 segundos de jogo, contra os sul-coreanos. O resultado final do jogo foi Turquia 3x2 Coréia do Sul.
  • A maior quantidade de gols em uma partida também saiu em uma partida de 3º lugar. Foi o francês Just Fontaine, que marcou quatro vezes contra a Alemanha, na copa de 1958. Foi nesse copa que Fontaine marcou seus 13 gols, o recorde de gols em uma única edição.
  • A maior quantidade de gols em uma única partida de copa do mundo também aconteceu ao se disputar o 3º lugar, na mesma partida em que Fontaine marcou seus 4 gols. Como falado no item anterior, foi na copa de 1958, com o placar final de França 6x3 Alemanha, um total de 9 tentos.
  • Nunca houve prorrogação numa partida de terceiro lugar.
Como vimos, muita coisa já aconteceu. E nada disso teria acontecido se não houvesse tal partida, tão criticada por Louis van Gaal. Muitos recordes não teriam sido batidos e acontecimentos diferenciados não teriam ocorrido. A partida é sim importante para definir não só quem será a 3ª melhor seleção do mundo, mas também para continuar marcando a história das copas.

Meu histórico de palpites pra essa copa não foi dos melhores, mas hoje eu não erro (pode até ser que eu erre, mas não vou palpitar contrário à minha torcida)!

Vai dar Brasil!
E que o senhor Louis van Gaal aumente sua raiva dessa disputa de terceiro lugar.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...