quarta-feira, 30 de julho de 2014

Copa EuroAmericana

Fala galera! O Palmeiras joga hoje contra a Fiorentina, da Itália, pela Copa EuroAmericana. Está será a única partida do Verdão nessa edição do torneio. Conversando com amigos chegamos a uma dúvida: mas afinal que raios de torneio é esse?

Então vamos tirar essa dúvida agora!

O torneio foi criado em 2013 pela operadora de TV a Cabo Directv. A intenção do torneio é confrontar equipes das Américas do Norte e Sul contra as equipes Européias. Todas as partidas são disputadas em 90 minutos, em caso de empate teremos ainda uma prorrogação com dois tempos de 15 minutos. Se o empate persistir vamos às disputa de pênaltis. O continente que vencer a partida leva 1 ponto.

O formato da competição não é mata-mata, grupos nem mesmo temos uma final.

Em 2013 foram 3 equipes da Europa (Sevilla-ESP, Atlético de Madrid-ESP e Porto-POR) e 8 equipes da América do Sul (Millionarios-COL, Atlético Nacional-COL, Estudiantes-ARG, Barcelona-EQU, Nacional-URU, Sporting Cristal-PER, Universidad Católica-CHI e Deportivo Anzoátegui-VEN). Foram 8 jogos ao todo, com 2 vitórias dos americanos e 6 dos europeus, que conquistaram a primeira edição do torneio. Todos os jogos foram disputados na América do Sul.

Para 2014 teremos a participação de 13 equipes, sendo 4 da Europa, 7 da América do Sul e a estréia de 2 equipes da América do Norte. Seguindo o mesmo esquema do ano anterior, cada uma das equipes da América receberá um confronto, nos mesmos critérios de classificação. Com isso subimos para 9 partidas (7 na América do Sul + 2 na América do Norte).

E com a inclusão do Palmeiras na brincadeira, teremos a primeira partida brasileira da história da competição, disputada no Pacaembu, em São Paulo. Até o momento foram disputadas 5 das 9 partidas, com 4 vitórias da Europa e 2 da América. É importante que o América vença a partida de hoje, no México, para que o jogo do Palmeiras valha alguma coisa. Mais uma vitória dos europeus e a fatura está decidida em favor dos atuais campeões.

O jogo entre brasileiros e italianos coloca em disputa também o Troféu Julinho Botelho, ex-jogador e ídolo das duas equipes. É apenas uma partida, mas uma partida que vai encher os cofres do Verdão, uma partida para mostrar aos dirigentes brasileiros que precisam rever o calendário urgente, precisamos de espaço para esses torneios... que voltemos a disputar os Terezas Herreras, Ramons de Carranza e cia... esse foi só um passo.

Ah... já ia me esquecendo... no Brasil o Bandsports está transmitindo toda a competição!

Fui!

Tabela da Edição de 2014
20/07 - Júnior-COL 0 x 1 Monaco-FRA
23/07 - Atlético Nacional-COL 2 x 4 Monaco-FRA
26/07 - Estudiantes-ARG 0 x 1 Fiorentina-ITA
26/07 - Alianza Lima 2 x 2 Valencia (9 x 8 nos pênaltis)
27/07 - San Jose Earthquakes-EUA 0 x 0 Atlético de Madrid-ESP (3 x 4 nos pênaltis)
29/07 - Universidad Católica-CHI 1 x 0 Valencia-ESP
30/07 - América-MEX x Atlético de Madrid-ESP
30/07 - Palmeiras-BRA x Fiorentina-ITA
02/08 - Universitario-PER x Fiorentina-ITA
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...