sexta-feira, 27 de junho de 2014

A Copa dos gols

Fala galera! Finalmente chegou a pausa entre a fase de grupos e as oitavas de final (será que isso é bom?) e é hora de fazer um balanço da primeira fase da Copa do Mundo de 2014, competição que vem sendo considerada a melhor da história, a Copa das Copas!

Ao todo foram 48 partidas e 136 gols marcados, uma média de 2,83 por partida, a 8ª maior da história, a maior desde a Copa de 1970, disputada no México. Somando todas as Copas já temos 2.344 gols em 820 partidas, média de 2,86.


O Grupo B, onde estavam Holanda (o melhor ataque da competição até aqui), Chile, Espanha e Austrália colaborou com 22 gols em 6 partidas, uma média de 3,67. Na outra ponta da estatística está o Grupo D, o chamado Grupo da Morte, com apenas 12 gols, uma média de 2,00 por partida. É desse grupo uma das três melhores defesas, a surpresa da chave, Costa Rica, que sofreu apenas um gol, igualando-se ao México e à Bélgica como as menos vazadas.


A grande estatística dessa primeira fase fica por conta da Fonte Nova, em Salvador, Bahia. O estádio abrigou 4 partidas até agora: Espanha 1 x 5 Holanda; Alemanha 4 x 0 Portugal; Suíça 2 x 5 França; Bósnia 3 x 1 Irã. Nessas partidas foram 21 gols, uma média de 5,25, a 10ª maior média de um estádio em Copas do Mundo, em um total de 169 estádios que já sediaram partidas. Se formos levar em conta apenas estádios que sediaram mais de uma partida, o estádio baiano sobe para a 5ª colocação. O melhor dessa história é que a Secopa-BA, Secretaria relacionada aos assuntos da Copa do Mundo, criou o programa Gol Verde, que promete plantar 1.111 mudas de Mata Atlântica para cada gol marcado no estádio, ou seja, já temos 23.331 mudinhas garantidas!


Também no Nordeste temos a pior média do país, na Arena das Dunas, em Natal. Foram 5 gols em 4 partidas, média de 1,25 por jogo. O pior estádio da história em média de gols é o Universitário, do México, que sediou 4 partidas e só viu suas redes balançarem duas vezes.


Pra encerrar confiram todos os estádios brasileiros que já sediaram partidas de Copa do Mundo e suas respectivas colocações no ranking das maiores médias, assim como a média de cada um deles:


Amanhã começam as oitavas e tem palpite do Resenha Esportiva!

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...