sábado, 14 de dezembro de 2013

Rock Gol

Hoje vamos falar de um dos torneios de futebol que mais movimentaram a torcida entre a metade dos anos 90 e o final da década passada. Não estou falando de Brasileirão, nem Copa do Brasil, muito menos Liga dos Campeões da Europa, to falando é do Rock Gol da MTV.

Fala verdade, você nunca torceu pra nenhuma daquelas bandas toscas que entravam no gramado do MTV Sports Arena (que nem sempre era no mesmo lugar)?

Me lembro que a Revista Placar dava bastante destaque ao torneio no início, sempre apresentava os times, a tabela, os resultados, mas com o tempo o torneio foi se modificando e acho que perdeu um pouco a empolgação.
 
Na edição de 1995, a primeira, várias bandas montaram suas equipes e o campeão foi o Skank, de Samuel Rosa. Ainda participaram da disputa o Barão Vermelho, que ficou com o vice, além de Raimundos, Maskavo Roots, Ratos de Porão, Titãs, Paralamas e Cidade de Negra.

Veio 96, o campeonato cresceu, ao invés das 8 equipes, já eram 16 bandas participando. O ano seguinte chegou com a novidade na transmissão, além dos jogos na íntegra, tivemos a presença dos "Sobrinhos do Ataíde" narrando e comentando. Felipe Xavier, Paulo Bonfá e Marco Bianchi.

Daí pra frente foi só sucesso! O evento esportivo passou a ter o bom humor como alavanca, e com a saída de Felipe Xavier, Paulo Bonfá foi alçado ao "cargo" de narrador, tendo Biachi como comentarista.

Pronto, não tinha mais como dar errado... em 12 anos o campeonato passou por várias modificações, as bandas já não jogavam entre si, haviam muitos "enxertos", começou a perder o sentido. Com a saída da dupla de humoristas do comando da atração, em 2008, a MTV resolveu parar com a disputa, e 2009 e 2010 não tivemos Rock Gol.

Em 2011 ainda tentaram um respiro com a participação de Paulinho Serra, Daniel Furlan e Juliano Enrico, mas a competição não tinha espaço na grade, e nem agradava mais os telespectadores.

Mais um ano de pausa em 2012, e o ano derradeiro em 2013, com o título do CPM 22, que era formado por várias bandas.

O Rock Gol acabou, a MTV também (já existe outra no lugar com uma programação totalmente diferente), mas com certeza os fãs do rock e do gol não vão esquecer nunca que um dia puderam torcer para seu baixista preferido com a bola nos pés.

Ou você vai se esquecer de Nasi, o Wolverine Valadão? E Birigui, que é a Massachussets brasileira? E que tal um time que tinha Cléééééston, Juninho Papito, Quentin Tarantino, Pequeno Samurai, Felipe Oh Menina Deixa Disso Quero Te Conhecer Dylon e Max Telefone de Contato?

Isso aí você não vê mais, mas se viveu essa era Rock Gol, com certeza vai se lembrar.

Abaixo uma relação com os campeões em cada edição, lembrando que os maiores vencedores da história foram a Comunidade Nin-Jitsu e o Skank, com 3 títulos cada.

1995  Skank
1996  Sr. Banana
1997  Cidade Negra + Gabriel, O Pensador + Toni Platão
1998  O Rappa + Devotos do Ódio
1999  Skank + Dread Lion + Baia Rock Bois
2000  Claudinho & Buchecha + Os Morenos (GOL SEM ROCK NÉ????)
2001  MST (Cidade Negra + Só Pra Contrariar)
2002  Comunidade Natidanja (Comunidade Nin-Jitsu + Natiruts + Daniel Carlomagno + Jairzinho)
2003  Papas Fritas (Comunidade Nin-Jitsu + Natiruts + Kiko Zambianchi)
2004  Aranhas Negras (Br'oz + Shaaman + Felipe Dylon + Rappin' Hood)
2005  Resfriados (Br'oz + Helião + Korzus + Supla).
2006  Luxemburgo (CPM 22 + Forgotten Boys + Comunidade Nin-Jitsu + Relespública + Xis + Leandro Sapucahy + Marcelo D2)
2007  Horríver Prata (Forfun + Nação Zumbi + Maldita + Sapienza)
2008  ForFun Soccer Camp (Forfun + Zefirina Bomba + Rock Rocket + Leela + Forgotten Boys + Simoninha)
2011  Skank (Skank + Tihuana + Sabonetes + Emicida + Toni Platão)
2013  CPM 22 (CPM 22 + Sabonetes + Rancore + Esteban)
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...