sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Deu zebra

Fala galera!

Na última quarta-feira, todos presenciamos mais uma zebra do futebol. Não chega a ser uma daquelas zebras que eram praticamente impossíveis de acontecer, mas não deixa de ser uma zebra. Pelo que vimos no jogo entre Raja Casablanca e Atlético Mineiro, percebemos que o time de Marrocos não é bobo, tem um jogo coletivo interessante e um contra ataque forte e letal. Mas, é inegável que o time mineiro entrou na disputa como franco favorito para o jogo da semi-final e vaga praticamente assegurada para a final, contra o Bayern. Pois é, mas não deu. Deu zebra.

Aproveitando o assunto, listo abaixo grandes zebras do futebol mundial, que podem servir de consolo ou até mesmo de alento para os torcedores do Atlético Mineiro.

Será que você se lembra de todas elas?

  • Na Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil, além do Maracanazo, o time amador dos Estados Unidos venceu a Inglaterra por 1x0, em Minas Gerais. O feito é considerado por muitos a maior zebra da história das Copas
  • Um das maiores zebras da história da Copa do Mundo, a seleção italiana com um excelente time conseguiu perder para Coreia do Norte em 1966 por 1x0.
  • Sem nenhuma polêmica com arbitragem ou manipulação de resultados, o modesto Verona foi campeão Italiano de 1985, em um campeonato cheio de estrelas, como Platini e Zico. Foi o único título da equipe em sua história.
  • O Boca Juniors na década de 2000 era o terror dos brasileiros. Ainda mais jogando em seus estádio, a fervorosa La Bombonera. Mas o surpreendente Paysandu conseguiu o que nenhum clube de brasileiro tinha feito. Nas oitavas de final da Libertadores de 2001, o Papão da Curuzu teve essa audácia e venceu os Xeneizes por 1x0, gol de Iarley, que foi contratado pelo próprio boca na temporada seguinte. Mas a alegria não durou muito, pois no jogo de volta os argetinos golearam os brasileiros por 4x2, em pleno Mangueirão.
  • O ano de 2001 representou uma das piores fases do futebol brasileiro, quando a seleção brasileira foi vencida por Honduras e eliminada da Copa America.
  • Em 2002 na primeira fase da Copa do Brasil, o ASA de Arapiraca tirou o Palmeiras do campeonato  vencendo no critério de gols fora, quando derrotou o Verdão dentro de casa por 1 x 0. No outro jogo o ASA havia perdido por 2 x 1, mas mesmo assim acabou classificado. Vale lembrar que no mesmo ano o Palmeiras foi rebaixado pela primeira vez para a série B.
  • Na Copa do Mundo de 2002 a seleção Sul Coreana foi certamente um dos grandes destaques ao conseguir bater as tão fortes e conhecidas Espanha e Itália chegando na semifinal.
  • Na Liga dos Campeões de 2004, uma das maiores equipe na época - o tradicional Real Madrid - chegou à final do campeonato mas acabou perdendo para o modesto Porto que se sagrou campeão, tornado então seu atual técnico José Mourinho conhecido.
  • Em 2004 a Seleção de Portugal estava na final da Eurocopa, sendo muito favorita por ter grandes estrelas do futebol mundial na época. Realmente foi uma decepção para milhares de torcedores a equipe de Figo e Rui Costa que perdeu e foi vice para fraca seleção da Grécia por 1 a 0.
  • Em 2004, após empatar a primeira partida por 2x2 em São Paulo, o Flamengo tinha colocado as duas mãos na taça da Copa do Brasil. Mas o valente Santo André venceu o rubro-negro por 2x0 em um Maracanã lotado. Um verdadeiro Maracanazo. 
  • Em 2005, novamente um time pequeno de São Paulo derrotou um grande do Rio de Janeiro na final da Copa do Brasil. Após vencer o Fluminense por 2x0 em Jundiaí, o Paulista segurou o 0x0 em São Januário e levantou a taça, repetindo o feito do Santo André um ano antes.
  • Em 2005 o Vasco da Gama, tinha como sua maior estrela o baixinho Romário. Quando enfrentou o Baraúnas, a equipe vascaína precisava de um simples empate de 0×0 para passar de fase. Mas não foi isso que aconteceu e o time de Romário levou 3×0. Inclusive  a estrela do jogo foi um jogador do Baraúnas chamado Cícero Ramalho que ajudou seu time vencer mesmo com 11 kg a mais do peso.
  • Após conquistar a Libertadores no ano de 2010, o Internacional de Porto Alegre teria um novo desafio pela frente: disputar e conquistar o tão sonhado titulo mundial. Infelizmente para os torcedores colorados, o time foi eliminado pelo pobre Mazembe, do Congo, por 2x0.
  • Em 2011, ano em que Ronaldo Fenômeno marcava presença e crescia ainda mais o desejo da torcida coritiana de levantar o tão sonhado título da Libertadores, nada aconteceu como esperado o Corinthians foi eliminado na pré-Libertadores, para o nada conhecido Tolima.
  • Recentemente, no início de 2013, o Lyon foi eliminado da Taça da França pelo Epinal, da 3ª divisão francesa. Após empatarem em 3 x 3, a decisão foi para os pênaltis e o tradicional time francês acabou eliminado.

Amanhã é dia da final do Mundial, entre o todo-poderoso Bayern de Munique e o azarão embalado Raja Casablanca, que disputará o título em casa. As casa de aposta estão pagando apenas 1.09:1 para o time alemão, enquanto o valor de retorno para quem apostar no Raja está em 20:1. Tem que ter muita coragem. Você tem?

Até a próxima!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

  1. Olá, Osmar!
    A certeza não só puniu como cegou o Atlético, a ponto de se pensar que o óbvio, por si só, poderia fazer a diferença em campo. www.assuntodofutebol.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...