sexta-feira, 4 de outubro de 2013

FIFA 14 - A resenha

Fala galera!

Como de costume, vou pra mais um dos posts do mundo do "futebol virtual". Já falamos da final do campeonato mundial de FIFA em 2012, já anunciamos o FIFA World (um lançamento recente gratuito e online da EA) e já fiz a resenha do FIFA13. Agora, chegou a vez do FIFA14. Não vou falar sobre os recursos e novidades do jogo, pois isso é facilmente encontrado em qualquer fórum, análises dos sites especializados e até mesmo no site oficial. Vou falar da minha percepção do jogo, que é sempre o nosso foco aqui no Resenha.

FIFA14 - um dos títulos mais prestigiados da EA Sports - já estava na pré-venda há alguns meses. No final de setembro ele foi oficialmente lançado e chegou às prateleiras (ou aos downloads digitais) e foi um estouro de vendas, como sempre. Sou "fifeiro" desde 2011, que foi quando (na minha opinião, vale sempre a pena ressaltar) o FIFA ultrapassou de vez o PES em termos de jogabilidade e custo/benefício. Desde então, me juntei ao grupo dos fãs da franquia e vou para o meu 4º ano de jogo.

A visão mais geral que temos do jogo é de que a EA realmente leva em consideração, a ferro e fogo, o lema de que "em time que está ganhando, não se mexe". Assim como fizeram na passagem do FIFA12 pro FIFA13, repetiram a dose do FIFA13 pro FIFA14. A (excelente) jogabilidade continua a mesma, muito parecida com a dos anos anteriores e com apenas algumas mudanças pontuais. Notei que aumentaram a realidade em dois quesitos: domínio de bola e finalização. Dependendo de como a bola chega no seu jogador (e da habilidade do jogador receptor, é claro), o domínio pode não ser perfeito, o que, convenhamos, faz jus ao que vemos nos gramados do "futebol real". Quanto ao sistema de finalização, a EA ajustou a realidade, a forma como o jogador acerta a bola, o efeito, a curva. O resultado é bem legal. A única coisa que eu não gostei até agora é o fato de que, em alguns laterais, os jogadores vão correndo atrás da bola pra buscá-la e bater rapidamente. Mas acontece que algumas bolas saem pra tão longe que até que o jogador chega até ela e volta ao campo, já se passou muito tempo. Seria mais prático eles cortarem a animação e já voltarem a ação pro jogador batendo o lateral (como eles fazem quando a bola é realmente isolada, por exemplo).

Tela do Fifa Ultima Team, o Fantasy do FIFA14
Quanto aos modos de jogos, muito foi investido no "fantasy" do Fifa, conhecido como FUT (Fifa Ultimate Team). Neste modo de jogo, você é o manager do seu time e é responsável pelas contratações, contratos, estádios, uniformes, bolas, etc. Disputa torneios, amistosos, temporadas. E o que é melhor: tudo online, tudo contra fifeiros espalhados pelo mundo inteiro. Resumindo, é uma Master Liga Online, porém recheada de detalhes e minuciosidades. Chega até a dar uma canseira inicialmente, até ficar por dentro de todas as possibilidades.

Além do FUT, temos as famosas Temporadas (onde você começa no "nível 10" e tem que ir vencendo jogos, subindo de nível e tentando chegar nos primeiros níveis). Também é disputado online, mas a diferença é que são com os times reais, ao invés de você montar seu próprio time. A grande novidade dessa versão é a possibilidade de disputar o Temporadas junto com um amigo. Dessa forma, vocês dois sempre jogarão as partidas juntos até chegarem na nata dos jogadores de FIFA - o nível 1. Esse modo de jogo cooperativo está em alta e é bem interessante. Por fim, um outro modo de jogo mais do que cooperativo é o amistoso que você pode fazer, no 11x11. Isso mesmo, são 22 jogadores online, cada um de sua casa, jogando ao mesmo tempo. Cada pessoa é responsável por controlar um jogador dentro de campo: diversão (e confusão) garantida!

O modo carreira (como jogador ou como treinador), os treinos de habilidade, os desafios da semana, a narração brasileira (com Tiago Leifert e Caio Ribeiro), os times (com seus emblemas) e jogadores (com seus uniformes) todos regularizados, ligas "underground" (como a da Dinamarca, Colômbia e Polônia) são outras funcionalidades e recursos que só vêm a somar e mostrar os motivos pelo qual FIFA14 é uma das franquias de grande sucessos da EA e um recordista mundial de vendas.

Se você ainda não comprou, a hora é agora! Tem versões pra PC, PS3, PS4, X360 e XONE.

Até a próxima!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...