terça-feira, 24 de setembro de 2013

Lá vem eles de novo

Fala galera! O Brasileirão 2013 já passou da metade, ao todo 23 rodadas já foram disputadas, de um total de 38 (Ponte, Náutico, Santos e Atlético Mineiro estão com 22 jogos). Junto com a reta decisiva começam aparecer os tais matemáticos de plantão querendo decifrar o que vai acontecer no campeonato.

Ontem já saiu uma matéria dizendo que o Cruzeiro tem 85% de chances de ser campeão, acho que matemático nenhum precisa falar isso, o time mineiro tem 8 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Botafogo. São pelo menos 3 derrotas do Cruzeiro e 3 vitórias do Fogão a mais até o fim do campeonato para uma virada de jogo.

Acho que matemática nenhuma mostra a realidade do torneio, sejamos práticos: o Cruzeiro é muito favorito ao título, fez por merecer, e se na continha tem 85% ou 95% ou 5% tanto faz, ninguém tá nem aí pra isso.

Outro dado "importante" foi que o Vasco tem 57% de chance de ser rebaixado. Mas vejamos bem... uma vitória do Vasco na próxima rodada e uma derrota do Flamengo já coloca o Fla no Z4 e muda completamente o percentual de chances do Vasco.

Um caso muito interessante aconteceu em 2009. Faltando cerca de 15 rodadas para o fim, todos já davam como certo o rebaixamento do Fluminense. Matemáticos diziam que era 98% de chances, alguns chegaram a falar que só tinha 98% porque ainda existia uma chance praticamente impossível, mas que se não fosse a matemática eles falariam 100% rebaixado.

Pois bem... o Flu arrancou, ficou 11 jogos sem perder, e na última rodada empatou com o Coritiba no Couto Pereira, rebaixou o Coxa, se livrou, e calou os matemáticos.

A verdade é que o futebol não é uma ciência exata, o futebol conta com variáveis que não estão nessas contas. Fator campo, suspensões, contratações, crises...

No meu caso, prefiro analisar apenas a tabela de classificação, sem me preocupar com o que dizem os matemáticos, afinal, o que vale é a bola rolando, e não as contas que eles fazem.

Ficamos assim...

Fui!


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...