quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Com o Grêmio, não importa qual Grêmio vier

Os europeus esperavam esse Grêmio...
Estamos no final do período de pré-temporada europeia, e é um costume bem comum nessa época a realização de torneios amistosos entre grandes equipes com o intuito dos jogadores pegarem ritmo de jogo. Ao longo da História, vários desses torneios já foram realizado, e um deles foi o Troféu Cecchi Gori, que foi disputado entre 1994 e 2000 e era organizado pela Fiorentina e contava com partidas curtas, com duração de 45 minutos cada.

Na edição de 1997, além da Lazio, os organizadores queriam um clube brasileiro na disputa triangular. E nem precisaram se esforçar para lembrar, o primeiro nome que veio à cabeça foi do Grêmio. Afinal de contas, a equipe gaúcha havia vencido a Copa Libertadores em 1995 e havia vencido o Brasileirão de 1996.

Mas o que aconteceu não foi exatamente o que esperavam. O empresário que ficou encarregado de levar o tricolor gaúcho não chegou a um acordo em relação a datas e o convite acabou não sendo aceito. Para não voltar de mãos abanando para Velha Bota, ele teve a brilhante ideia de convidar o Grêmio Sãocarlense para o torneio! E o pior: ele não comunicou aos organizadores nem aos jogadores do time paulista, que na época disputava a Segunda Divisão do Campeonato Paulista!
... mas tiveram que se contentar com esse

E lá foi o Sãocarlense para a Itália, na viagem mais gloriosa da sua História! Tudo bem, os jogadores estranharam bastante quando eram perguntados sobre Jardel e Paulo Nunes, até que a farsa foi descoberta e o empresário sumiu do mapa. Sem tempo para reparo, os brasileiros foram a campo e disputaram o torneio, perdendo por 2 a 0 para a Lazio  (gols de Alen Boksic e Giuseppe Signori) e 1 a 0 para a Fiorentina (gol de Luís Oliveira, o brasileiro naturalizado belga Oliveirrá).

O Sãocarlense foi o único clube não europeu a participar do torneio, que contou com nomes do quilate de Arsenal, Benfica e Barcelona. Esse feito é ostentado até hoje por quem teve a oportunidade de participar pelo clube, extinto em 2005.

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...